• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Direitos Humanos

04/12/2019 08:12

Jovens baianos assumem protagonismo na abertura da X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente

A X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente começou nesta terça-feira (03), em Salvador, com a participação de centenas de pessoas da capital e do interior da Bahia. O público jovem marcou presença nas discussões e na construção de políticas públicas. O tema deste ano é “Proteção Social, Diversidade e Enfrentamento às Violências”. 

A mesa de abertura contou com a participação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins; da presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA-BA), Vera Carneiro; do chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação (SEC), Cezar Lisboa, entre outras autoridades.

O evento começou com apresentações musicais e de poesia de jovens que participam da conferência, que segue até quinta-feira (05), no Hotel Sol Bahia, em Salvador. Os participantes representam todos os territórios de identidade da Bahia. 

Jovem do município de Serrolândia, Rafael Xavier discursou sobre a importância de colocar as crianças e os jovens no centro dos debates. “Eu represento os adolescentes que estão aqui hoje, mas também aqueles que não puderam estar aqui. Devemos lutar contra o racismo, o machismo e a homofobia porque é algo muito grave. Vamos lutar contra o bullying e o preconceito”, afirmou. 

“Nós precisamos ouvir esses meninos e meninas que estão aqui hoje”, afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, ressaltando a participação dos jovens na conferência. “Nossa luta em busca de um Brasil menos desigual foi vitoriosa, mas agora precisamos ouvir esses jovens. Sem democracia não existe outro caminho e vocês precisam ser protagonistas deste momento. Um outro Brasil é possível”, completou o gestor. 

A presidente do CECA-BA, Vera Carneiro, falou sobre a realização da conferência. “Nosso objetivo é contribuir com a construção de políticas públicas e fortalecer os conselhos municipais e territoriais”, disse. 

Representando o governo no conselho, a diretora geral da Fundac-BA, Regina Affonso, ressaltou a importância do sistema socioeducativo. “Conclamo todos e todas que se unam na defesa do sistema socioeducativo. É preciso defender esse sistema e lutar contra a retirada de direitos de crianças e adolescentes”, pontuou. 

A coordenadora de Proteção da Criança e do Adolescente da SJDHDS, Iara Farias; a diretora geral da SJDHDS, Simone Araújo; e o conselheiro do Conanda, Edmundo Kroger, também participaram da abertura do evento.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitterFlickr Instagram.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.