• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Justiça Social

14/08/2019 17:08

SJDHDS integra projeto da TVE para garantir maior acessibilidade às pessoas com deficiência

Nesta quarta-feira (14), a Central de Interpretação de Libras da Bahia (CILBA), vinculada a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), deu início às gravações da Tradução em Libras de 20 obras literárias selecionadas pelo Projeto Grafias Eletrônicas, desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).

O projeto está em sua 2° edição e tem como objetivo difundir, através da linguagem audiovisual, os textos literários de autores da capital e do interior baiano, sobre aspectos culturais do Estado. As filmagens iniciaram em maio, quando os próprios autores oralizaram e gravaram seus textos em formato audiovisual.

Nessa segunda etapa das gravações, a Cilba integrou o projeto. Para Luiz Henrique, intérprete de libras que participou das gravações, essa é uma grande oportunidade de garantir os direitos das pessoas com deficiência, através do diálogo com o vídeo e as novas tecnologias.

“Me preparei bastante, pois essa é uma grande responsabilidade e oportunidade de ampliar os canais de informação e acesso à cultura para a pessoa com deficiência. Estamos muito felizes em poder contribuir para que essas pessoas também possam ser incluídas e que a programação seja de fácil compreensão para eles”, destacou o intérprete.

No mês de outubro, acontece o lançamento oficial com a apresentação do material na Feira Literária de Cachoeira, Recôncavo Baiano. Após o lançamento, os vídeos e as oralizações dos textos vão ser veiculados nos intervalos publicitários da TV Educativa da Bahia, portal do IRDEB, na Rádio Educadora, além de outros veículos audiovisuais, sem fins lucrativos.

A Coordenadora de programação e conteúdos da TVE, Silvana Moura, destaca que a parceria com a Cilba chegou para somar e garantir maior acessibilidade ao público. “A arte e a literatura são linguagens tão importantes, e nós acreditamos que devemos trabalhar para garantir que elas sejam transmitidas para todos. Por isso, pensamos em ampliar e dar mais acessibilidade ao Grafias Eletrônicas, e essa parceria com a Cilba muito nos alegra, pois vamos alcançar um público ainda maior, destaca ela.

Das 20 obras selecionadas nesta edição, 9 são do interior do estado, dos municípios de Brumado, Ibotirama, Irará, Itaberaba, Juazeiro, Lauro de Freitas, Nazaré, Santa Cruz de Cabrália e Teixeira de Freitas. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.