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Compras pela internet

Diferente das compras realizadas em lojas físicas, as compras pela internet possuem regras diferentes no que diz respeito à desistência dos produtos. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa que adquirir um produto não presencialmente tem o direito de desistir do bem em até sete dias, a contar da data do recebimento em casa – é o chamado direito de arrependimento.

Nestes casos, não é preciso que o produto esteja com vícios (danos ou defeitos), basta apenas que o consumidor perceba, após receber o produto, que não tem interesse pelo mesmo. A regra vale ainda para compras realizadas por telefone ou de qualquer outra forma que não permita ao consumidor perceber as características básicas do produto, como o tamanho, a tonalidade ou o desempenho funcional.

A legislação ainda garante aos consumidores que, os valores eventualmente pagos durante este período de reflexão, sejam devolvidos de imediato. A solicitação de devolução do produto deve ser formalizada ao fornecedor, através de e-mail, por telefone ou carta. É importante ainda, que o consumidor se cerque que provas, como números de protocolos ou avisos de recebimento de correspondências.

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