• Banner do Neojiba
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • Programa de Estágio
  • Novas sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Coordenação de Políticas para a Juventude

A Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve) foi Criada pela Lei 12.212, de 04 de maio de 2011, e tem por competências gerais: coordenar, articular e integrar os programas e ações do Governo do Estado à Política Estadual de Juventude e desempenhar as atividades de Secretaria-Executiva do Conselho Estadual de Juventude. 

Meninas no projeto Educar para Construir

Além dessas competências gerais, a Cojuve tem como outras competências criar mecanismos de gestão para a maior efetividade na atuação articulada das secretarias e outros órgãos do governo estadual voltados à juventude; Promover iniciativas de cooperação com organismos nacionais e internacionais voltados à implementação da Política Estadual de Juventude, bem como representar o Poder Executivo estadual em atividades sobre as políticas públicas ou o universo juvenil; Promover a ampliação da interlocução da sociedade civil com a esfera pública nos assuntos relativos à juventude e promover a produção de pesquisas pertinentes à juventude baiana ou que promovam a conscientização dos diversos setores da sociedade sobre a realidade dos jovens.

Contatos

jabessoares@sjdhds.ba.gov.br
(71) 3115-9477

Programa Jovens Baianos

O Programa Jovens Baianos (PJB) é o braço executivo da Coordenação de Políticas para a Juventude, que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento dos jovens inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com formação cidadã e profissional, tendo como foco a inclusão socioprodutiva. O PJB, que foi criado através da Lei Estadual nº 9.511/2005 e regulamentado pelo Decreto nº 9462/2005, é executado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FUNCEP), por meio de parceria com Instituições Não Governamentais.

Atualmente, o Programa Jovens Baianos inclui os projetos Semente de Ciência, Semeando Ciência no Pacto Pela Vida, Projeto Rede TV Jovem, Pracatum Escola de Música, Projeto Estúdio Multimeios, Núcleo de Formação em Artes Cênicas.

Objetivo

Executar ações integradas voltadas para o desenvolvimento dos jovens, incentivando o acesso e permanência na escola, realizando ações que visem ao desenvolvimento comunitário e ao protagonismo juvenil, utilizando de práticas de cunho pedagógico, social, cultural, recreativo e esportivo, nas escolas, nas instituições sociais e nas comunidades.

Público-alvo
O Programa se destina a atender jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, que se enquadrem nos seguintes critérios:

- Sejam oriundos de famílias cuja renda mensal per capita não ultrapasse meio salário mínimo;
- Estejam matriculados em escola pública, no ensino fundamental ou médio;
- Não estejam fazendo estágio regular, nem tenham emprego;
- Não estejam participando de nenhum outro programa governamental para a juventude que vise à concessão de auxílio financeiro.

Saiba mais sobre os projetos do Programa Jovens Baianos:

Recomendar esta página via e-mail: