• CORONAVÍRUS
  • Bahia estado voluntário
  • CILBA

23/11/2021 13:11

Encontro de Gestores da Assistência Social reúne representantes do Governo do Estado e de 142 municípios em Feira de Santana

Com o tema "O desfinanciamento do Sistema Único de Assistência Social e os Impactos na Proteção Social das Famílias", o XI Encontro Baiano de Gestores Municipais da Assistência Social foi aberto na manhã desta terça-feira (23), em Feira de Santana.  O encontro é uma promoção do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-BA) e reúne representantes de 142 municípios da Bahia.  A Secretaria de Justiça,Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) é parceira na realização da ação.

O tema do encontro dialoga com o ponto central das Conferências de Assistência Social, que estão acontecendo em toda a Bahia e tem como foco discutir os impactos da redução de recursos para a proteção social, trazendo a tônica de como a questão afeta os municípios.

Presente no evento, o secretário da SJDHDS Carlos Martins iniciou seu discurso homenageando os trabalhadores do SUAS.

"Muito obrigado. Vocês são os verdadeiros heróis e os guerreiros do SUAS. Nesse tempo tão duro, vocês brilharam ainda mais, foram corajosos, responsáveis e muito comprometidos. Fundamentais nessa luta contra a pandemia, contra a fome e contra a vulnerabilidade social que afeta tantas famílias", afirmou.

O secretário defendeu mais recursos para o SUAS e falou sobre a importância do Programa Bolsa Família.

"Não se faz o assistência social sem o cofinanciamento e sem financiamento constitucional. É preciso que apoiemos a PEC 383, que garante financiamento para o sistema, pois o SUAS precisa de recursos para a execução das políticas públicas destinadas às pessoas que mais precisam", completou.

Carlos Martins ainda elencou alguns avanços da Bahia na área da assistência social, a exemplo da ampliação do número de Creas, celeridade no cofinanciamento, repasse de recursos emergenciais, dentre outros.

A superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leisa Sousa, iniciou seu pronunciamento agradecendo a todos e todas os trabalhadores  do SUAS  neste momento tão delicado.

"Quero todos os dias que a gestão estadual de assistência social continue trilhando um caminho de respeito para todos que atuam no SUAS", disse Leisa.

"Nosso grande legado é a construção de apoio técnico e educação permanente que possibilitaram a milhares de trabalhadores, que atuam na ponta, mais conhecimento e fortalecimento do SUAS", pontuou a superintendente.

Já a presidente do Coegemas, Ediana Dourado, reforçou a importância do SUAS para famílias em vulnerabilidade social.

"Através do SUAS, temos a tão sonhada  Política da Assistência Social. Acredito no poder  transformador que a assistência social tem na vida do cidadão, mas para que essa política pública seja efetivada, precisamos de cofinanciamento, da união dos três entes federados para que os serviços socioassistenciais sejam garantidos aos  beneficiários", disse ela.

O encontro é o fórum máximo do Coegemas-BA e, nesta oportunidade, também é feita a Assembléia Geral, que tem como principal objetivo a recomposição da diretoria do colegiado para o período de 1 ano.

Pela tarde, os gestores participam de oficinas de trabalho,  que irão debater as temáticas "Vigilância Socioassistencial, integrando necessidades e ofertas" e "Proteção Social: Caminhos para as garantias de direitos".

Campanha 'SUAS  Bahia - da Primeira Infância à Pessoa Idosa. Aqui tem cuidado tamanho G'

Ainda durante a abertura do Encontro, a SJDHDS lançou duas grandes campanhas publicitárias,  que visam o fortalecimento do SUAS na Bahia e o combate ao trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As campanhas foram apresentadas pela superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leisa Sousa.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, FlickrInstagram e YouTube.