• CORONAVÍRUS
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • CILBA
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Assistência Social

22/10/2021 17:10

Serviço Viver da SJDHDS recebe visita técnica de alunos do curso de psicologia da Uninassau

Hoje (22), alunos do curso de psicologia da Uninassau fizeram uma vista técnica à unidade do Serviço Viver, em Salvador. O objetivo da visita ao órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) foi para conhecer, de perto, o funcionamento das atividades do equipamento. 

Os estudantes foram acompanhados pela equipe multiprofissional do Serviço Viver (serviço social, psicólogas e médica), que apresentaram o histórico do Viver, a estrutura física, fluxograma e o dia a dia dos atendimentos na prática. Na oportunidade, os estudantes estabeleceram um diálogo com a equipe, fizeram perguntas, entre outras interações.

“Para o Viver, a visita técnica também nos proporciona uma troca de experiências no campo da teoria, e, ao mesmo tempo, o pós visita funciona como um Instrumento provocante de discussões entre a equipe técnica Viver, reafirmando a relevância dos seus serviços para o Estado da Bahia”, afirmou a Serviço, Divonete Santana, destacando ainda que essa foi a segunda visita dos estudantes a unidade. A primeira ocorreu na última terça-feira (19).

Com 20 anos de serviço prestado em atenção a pessoas em situação de violência sexual, o Viver foi criado a partir da constatação de que dentre as muitas manifestações da violência, a sexual resulta em graves rupturas que a tornam digna de uma atenção especial. A unidade de Salvador fica localizada no Instituto Médico Legal (IML).

“A visita foi essencial para que estudantes pudessem se aproximar da prática que, na maioria das vezes, é bem mais complexa do que nos contam os livros. Possibilitar este acesso, com a atenção e o cuidado que recebemos da equipe do Viver, foi um momento ímpar, tenho certeza, na formação de futuros profissionais mais éticos e comprometidos com uma atuação de qualidade e sensível à realidade humana. Sou grata a esta instituição na qual também pude estar ao longo da minha formação e onde aprendi sobre como uma equipe multidisciplinar pode proporcionar um espaço de escuta empática e qualificada, proporcionando acolhimento e a possibilidade de ressignificação diante de uma situação tão grave como a violência sexual”, declarou Andréa Sandoval Padovani, docente dos cursos de Psicologia e Direito do Centro Universitário Uninassau Salvador e Lauro de Freitas. 

A estrutura física da unidade para atendimento dispõe de salas de recepção, com espaço infantil; para atendimento psicossocial e para acolhimento do setor de Serviço Social; para atendimento de enfermagem; atendimento do setor de Psicologia; de coordenação; diretoria; para assistência jurídica; sala de descanso para os profissionais de saúde; Ludoteca (de abordagem terapêutica específica para crianças e adolescentes); copa para os funcionários; e banheiros para o público interno e externo.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, FlickrInstagram e YouTube.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.