• CORONAVÍRUS
  • CILBA

Direitos Humanos

20/10/2021 10:10

Órgãos discutem ações de reparação para as vítimas de incêndio em fábrica de fogos

Uma reunião, realizada na tarde desta terça-feira (19), discutiu as ações que serão promovidas pelo Governo da Bahia para as vítimas do incêndio que atingiu uma fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, em 1998.

Na pauta, foram apresentadas propostas para o desenvolvimento socioeconômico do município com o objetivo de incentivar a implantação de programas que promovam o crescimento social e econômico do município. As propostas prevêem a geração de renda para os moradores da região voltados para diversas áreas da economia e que sejam diferentes à fabricação de fogos.

As ações terão a participação de órgãos municipais, estaduais e federais e visam reparar os danos causados às vítimas e ao município afetado pela tragédia. Após o encontro, serão realizadas a partir de quarta-feira (20) visitas técnicas ao município de Santo Antônio de Jesus para dar início a execução das atividades. As medidas atendem a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos que condenou o Estado Brasileiro pelo incêndio que vitimou 64 pessoas e seis sobreviventes, dentre elas, 22 crianças.

A Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da SJDHDS (CPCDH) irá acompanhar as atividades no município em parceria com órgãos e entidades. "Nosso papel é articular junto com outros órgãos o desenvolvimento das atividades", destaca a coordenadora Maria Fernanda Cruz.

O encontro contou com a presença de representantes da Casa Civil, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), do Ministério da Defesa, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ministério da Cidadania e da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, FlickrInstagram e YouTube.