• CORONAVÍRUS
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • CILBA
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Segurança Alimentar

13/10/2021 10:10

SJDHDS realiza evento em celebração ao Dia Mundial da Alimentação na próxima sexta-feira (15)

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), promove no dia 15 de outubro, uma feira com diversos alimentos oriundos da agricultura familiar e uma série de atividades. O evento acontece no hall de entrada do prédio da secretaria, a partir das 8h30.

Expositores parceiros da SJDHDS vão ofertar e comercializar os produtos. Além disso, o público terá acesso a informações sobre o processo produtivo e da vivência dos agricultores familiares, e também conhecer as ações de inclusão social realizadas pela SISA, tais como: PAA – Leite e Alimentos, cisternas para consumo humano, entre outras. O evento ainda conta com apresentação musical do NEOJIBA.

Em virtude da campanha do Outubro Rosa, a SJDHDS também realiza uma ação simbólica e de conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e da alimentação nutritiva nesse combate.

“Por ser um mês em que se busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama, estaremos celebrando o “Outubro Rosa”, distribuindo o símbolo da campanha e reforçando o quanto à alimentação saudável tem papel fundamental nesta prevenção”, destaca Rose Pondé, superintendente da SISA.

“Nós já realizamos esse evento antes da pandemia, e além de proporcionar o acesso das pessoas a alimentos de qualidade e saudáveis, a iniciativa também tem o objetivo de chamar atenção sobre o atual contexto do país, com o aumento da fome, e reforçar a importância de políticas públicas que garantam, sobretudo para as pessoas em situação de vulnerabilidade, segurança alimentar e nutricional”, enfatiza o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver não apenas uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação no mundo, mas, sobretudo para alarmar sobre os altos índices de fome no planeta. Neste mesmo dia, no ano de 1945, foi criada da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO).

Mais de 150 países comemoram essa data, tornando-se um dos dias mais celebrados no calendário da ONU/FAO, através da organização de eventos que promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. 

Este ano o tema escolhido pela ONU/FAO foi: “Alimentos seguros agora para um amanhã saudável”, destaca que a produção e o consumo de alimentos seguros trazem benefícios imediatos e de longo prazo para as pessoas, o planeta e a economia.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, FlickrInstagram e YouTube.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.