• CORONAVÍRUS
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • CILBA
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Desenvolvimento Social

04/05/2021 11:05

Programa estadual ministra curso gratuito para ensinar como desenvolver projetos na área do trabalho voluntário

Já pensou em desenvolver um projeto de voluntariado? Tem vontade de ajudar outras pessoas com trabalho voluntário, mas não sabe como? Agora você terá a oportunidade de aprender como estruturar um projeto de voluntariado para atuar em qualquer área social. O programa Bahia Estado Voluntário está promovendo um minicurso gratuito, para ensinar como desenvolver um projeto de trabalho voluntário. 

A capacitação será ministrada pela coordenadora da Plataforma, Kátia Camillo, via internet, pela plataforma Teams, com carga horária de 3h. Confira abaixo os horários disponíveis. O Bahia Estado Voluntário é um programa do Governo baiano que tem o objetivo de fomentar o voluntariado no estado. 

O programa possui uma plataforma eletrônica para conectar cidadãos que desejam atuar em trabalhos voluntários com entidades públicas ou privadas que necessitam de apoio. O site do programa funciona como uma ponte, interligando os dois lados. Os cidadãos se cadastram no site, informam em que área gostaria de prestar serviço voluntário e sua disponibilidade de horário. Já as entidades (públicas ou privadas) informam o seguimento de atuação e que tipo trabalho voluntário estão necessitando. Quando os dois lados coincidem, o programa faz contato, oferecendo a oportunidade.   

A plataforma possui atualmente 3.669 pessoas inscritas para trabalhar como voluntário e cerca de 200 entidades cadastradas, com projetos que precisam da ajuda do voluntariado. O site do programa Bahia Estado Voluntário foi desenvolvido conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Curso – Com o curso, os participantes ficarão aptos para desenvolver projetos dos mais variados seguimentos. Poderão trabalhar a crianças, idosos, pessoas com deficiência, refugiados, proteção animal, dentre outros. Também terão a possibilidade de atuar em áreas sociais como na construção de casas para sem tetos, na arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade e outros.  

A capacitação é voltada para pessoas que possuem uma ideia para um projeto de voluntariado, mas não sabem como desenvolvê-la. Para realizar sua matrícula no curso, o único requisito é fazer uma inscrição no Programa Bahia Estado Voluntário e se cadastrar no projeto Aprenda Fazendo - Oficina de projetos e ideias. Assim, estarão automaticamente inscritos. 

A coordenação do Programa Bahia Estado Voluntário entrará em contato apenas para confirmar o dia e horário do curso. O treinamento ainda possui vagas disponíveis. Se cadastre na Plataforma e escolha "Quero participar! Vamos entrar em contato com você!!

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, Flickr e Instagram.

 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.