• CORONAVÍRUS
  • Bahia estado voluntário

30/06/2020 18:06

Terceira edição do Simplifica SUAS alcança quase 8 mil profissionais da Assistência Social

Quase oito mil pessoas foram alcançadas pela 3° edição da live Simplifica SUAS, que nesta terça-feira (30) abordou o tema: “Os desafios da Proteção Social Especial frente à pandemia Covid-19”. As transmissões fazem parte de uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), através da Superintendência de Assistência Social (SAS), com o objetivo de levar orientações sobre o funcionamento do SUAS no Estado, face aos novos desafio impostos pela pandemia.

Gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Bahia e também de outros Estados participaram do encontro on-line através do Facebook, que foi conduzido por Márcia Santos, coordenadora estadual de Proteção Social Especial, que abordou pontos como o agravamento das violações de direitos nesse período para diversos públicos (população em situação de rua, idosos, crianças e adolescentes etc.)

“A política da Assistência Social tem um papel estratégico e essencial no combate ao coronavírus e é preciso fortalecer a nossa atuação e a articulação com a rede para que possamos atuar com agilidade e garantir o atendimento aos usuários em situação de vulnerabilidade e risco social, pois o número de violações de direitos tem crescido durante a pandemia, isso também se dá pelo fato de que a maioria dos casos de violência acontecem no âmbito familiar”, pontuou ela.

A coordenadora também tratou sobre o papel dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Centro Pop e das Unidades de Acolhimento, a partir do atendimento e acompanhamento remoto, de acordo com as orientações do Ministério da Cidadania.

“A intenção do Governo do Estado é salvar vidas, por isso o trabalho de forma articulada é tão importante, ainda mais no contexto em que estamos vivendo. Os esforços são constantes para instrumentalizar as equipes, levar atualizações e orientações técnicas, no encaminhamento de EPIs para os profissionais e usuários, além disso, temos reforçado a importância da adequação de formas remotas de atendimento”, destacou.

Ainda durante a live, foi abordada a parceria entre o Governo do Estado com o Itaú Unibanco que vai auxiliar, durante a pandemia, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), de cinco municípios baianos (Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro e Itabuna). As ILPI foram classificadas após processo de seleção.

Confira a live completa!

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, Flickr e Instagram.