• CORONAVÍRUS
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Acessibilidade

17/06/2020 16:06

SJDHDS e Defensoria Pública apresentam ações sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

Os Direitos das Pessoas com Deficiência foi tema de uma live promovida nesta quarta-feira (17), pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). O superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Alexandre Baroni foi um dos convidados para o debate.

Na oportunidade, o superintendente fez uma breve apresentação da estrutura da SUDEF, as ações por ela desenvolvidas, além de  tratar sobre a parceria com a Defensoria e demais órgãos na efetivação de políticas públicas para as pessoas com deficiência e também sobre o trabalho realizado pela Central de Intérprete de Libras (CILBA), sobretudo durante a pandemia.

“Nosso papel é coordenar, planejar, fiscalizar e dialogar com a sociedade civil e outros órgãos, e a Defensoria tem sido uma grande parceira em nossas ações. Já emitimos 50 mil carteiras do Passe Livre Intermunicipal, que garante o direito das pessoas com deficiência viajarem gratuitamente, e que através da parceria administrativa com a DPE temos resolvido demandas que surgem”, pontuou.

Em relação a garantia em acessibilidade na comunicação, Baroni destacou o trabalho desenvolvido pela CILBA, que continua os atendimentos on-line através do WhatsApp e do Facebook durante a pandemia. "Já realizamos mais de 400 atendimentos para pessoas surdas em situação de vulnerabilidade nas Unidades de Saúde, dando orientações sobre o coronavírus, principalmente para os que precisam ser internados. É necessário destacar ainda, que precisamos vencer essa pandemia e que o trabalho da gente não parou”, finalizou ele. 
Ainda na live, a defensora pública Claúdia Ferraz falou sobre ações da DPE-BA no sentido de garantir acessibilidade educacional e comunicacional em direitos, para todos, além da parceria, com a SJDHDS, Conselho Estadual da Pessoas com Deficiência (COEDE), e outras instituições na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Estado da Bahia. 

“Esclarecer essa população para empoderá-los em direitos tem sido nosso objetivo e durante a pandemia, entendemos a necessidade de fazer com que as ações sobre as medidas de combate ao coronavírus seja acessível. Para isso, estreitamos o diálogo com a Secretaria de Comunicação do Estado, e com nossa rede de apoio com orientações para que a linguagem dos materiais publicitários, seja adequada, por exemplo”, pontuou ela. 

A defensora também falou sobre a Cartilha voltada aos Direitos da Pessoa com Deficiência, que conta também com versão em audiobook no Youtube, que teve a colaboração da SJDHDS e do COEDE na elaboração, e está disponível nos canais oficiais da DPE-BA.

Ao final da live, o jornalista Lucas Cunha, que foi mediador da transmissão, fez uma síntese do que foi dito pelos convidados e o Intérprete de Libras da CILBA, Luiz Henrique Souza, fez a tradução.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, Flickr e Instagram.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.