• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Carnaval

12/02/2020 15:02

Bloco Fique de Olho leva conscientização contra trabalho infantil ao bairro de Plataforma

"Diga não à exploração"! Esse foi o recado dado pelo Bloco “Fique de Olho” no bairro de Plataforma, subúrbio ferroviário de Salvador, nesta quarta-feira (12). Esse foi o segundo bairro a receber a ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que leva conscientização e informação para  população sobre a importância de denunciar o trabalho infantil e a exploração sexual.

Durante a passagem do Bloco pelo Largo do Luso em direção à Praça São Brás, os servidores da SJDHDS dialogavam com os moradores e comerciantes sobre a campanha “O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual não aparecem como esta campanha”, alertando-os para a prevenção e denúncia. Cartazes, panfletos e ventarolas foram entregues e colocados em muros, postes, portas, carros e praças para chamar atenção da comunidade. 

“Dizer não a estas violências é uma obrigação de todos nós. A gente sabe que existe, mas, muitas vezes, são crimes velados, mesmo acontecendo ao lado de onde moramos ou trabalhamos”, afirmou o comerciante Arthur Pereira, que ressaltou a importância de denunciar qualquer crime envolvendo crianças e adolescentes. 

Acompanhando toda a passagem do bloco, ao som dos meninos e meninas do NEOJIBA (núcleo do Nordeste de Amaralina), o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, também conversou com moradores e reforçou o papel do Governo do Estado na proteção da infância e juventude, especialmente no Carnaval.  

“Os bairros populares abraçam muito a nossa campanha. Crianças, pais e mães chegam até o Bloco querendo mais informações, buscando entender melhor o tema e pedindo material para compartilhar com outros mais. Isso é o que buscamos com a Fique de Olho, chamar a atenção das pessoas para essa violação de direito que precisa acabar”, afirmou o secretário. 

Foco na Juventude

Ao final do percurso, na Praça São Brás, uma exposição fotográfica do programa Corra Juventude, da SJDHDS, encerrou com chave de ouro o desfile do Bloco. Os jovens do programa Corra pro Abraço também participaram do desfiles pelas ruas do bairro. 

Com o tema “Foco na Juventude”, a exposição traz o retrato dos desafios enfrentados pela juventude da periferia. São imagens construídas a partir do olhar da juventude sobre a redução de danos. "Essa ação é fundamental para reafirmarmos a importância da campanha Fique de Olho e também de outras formas de violações de direitos contra a nossos jovens”, esclareceu Wagner Braz, educador de Linguagens do Corra. 

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, Flickr e Instagram.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.