• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Direitos Humanos

09/10/2019 12:10

Casarão da Diversidade abriga encontro internacional sobre método de prevenção à infecção pelo HIV

Um encontro internacional realizado no Casarão da Diversidade reuniu pesquisadores de todo o mundo para discutir a prevenção do vírus do HIV a partir da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), estratégia de saúde que tem sido usada e recomendada em diversos países, entre eles o Brasil. O Seminário PrEP 15-19 acontece até sexta-feira (11), em Salvador.

A abertura contou com a presença da coordenadora do projeto na capital baiana, a pesquisadora Inês Dourado, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, além de representantes da sociedade civil, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. 

Atualmente, o projeto conta com 30 profissionais que fazem o acompanhamento de 68 jovens que fazem uso na PrEP na capital baiana. No total, mais de 120 jovens já foram atendidos pelo projeto. Além de Salvador, o projeto também está presente em São Paulo e Belo Horizonte. A meta é atingir 400 jovens até o final de 2020. 

"Esse é o nosso primeiro grande encontro em seis meses e o nosso objetivo aqui é apresentar resultados, metas e avaliar o andamento da pesquisa, além de avaliarmos como o processo de trabalho e estudo está sendo feito. Agradeço aos parceiros que estão conosco nessa caminhada, entre eles as nossas universidade públicas e o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e SJDHDS", pontuou a pesquisadora.

O secretário Carlos Martins fez questão de dar as boas vindas aos presentes e reafirmou o espaço do Casarão da Diversidade como um local de acolhimento e gestão de políticas públicas voltadas para a população LGBT. 

"Eu acredito ser extremamente importante o encontro aqui em Salvador porque, num momento de retrocessos e críticas sem fundamentos, precisamos mostrar que as políticas públicas para a comunidade LGBT está mostrando resultados, então essa avaliação de metas e resultados é também fundamental", explicou Martins.  

O PrEP 15-19 avalia o impacto da PrEP em adolescentes de 15 a 19 anos, que estão entre os setores da população mais vulneráveis ao HIV. No encontro estarão presentes representantes da Fundação Oswaldo Cruz, do Departamento de Saúde da África do Sul, do Unitaid e da Universidade WITS de Johanesburgo.

O Casarão da Diversidade é um equipamento da SJDHDS inaugurado em 2018. No local funcionam o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia, o PrePara Salvador e a Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Localizado na Rua do Tijolo, nº 8, no Pelourinho, o espaço está aberto para receber denúncias, visitas e realizar o acolhimento da população. 


Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitterFlickr e Instagram.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.