• Prêmio Boas Práticas

11/09/2019 15:09

Candeias realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Centenas de profissionais que atuam nos diferentes serviços do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) participam nesta quarta-feira (11) da XI Conferência Municipal Democrática da Assistência Social de Candeias, na região metropolitana de Salvador (RMS). O encontro acontece durante todo o dia com palestras, apresentações e grupos de trabalho para discutir as pautas que serão levadas para a conferência estadual.

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, participou da abertura da conferência e reforçou a importância do debate para a promoção de direitos sociais e a defesa do SUAS, que é um instrumento fundamental na política de assistência social.

"Nós precisamos, juntos, trabalhar a defesa do SUAS e das políticas públicas voltadas para a área social em todas as esferas de governo e da sociedade civil. A nossa atuação em defesa da proteção social dos brasileiros e baianos tem que ir além da participação na conferência: tem que ser efetiva todos os dias", pontuou o gestor estadual.

Pela manhã, a assessora da Superintendência de Assistência Social da SJDHDS, Thaise Viana, fez uma apresentação sobre o panorama da política de assistência social no Brasil, além de apresentar os desafios e perspectivas para o fortalecimento do SUAS. À tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para a construção de propostas visando a conferência estadual.

Em Candeias, 19ª maior cidade da Bahia e importante polo industrial da RMS, a conferência teve como tema "Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social". O encontro contou com a participação do prefeito Pitágoras Ibiapina, da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide, além de vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil.