• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Justiça Social

09/08/2019 17:08

Euclides da Cunha encerra semana de Caravanas da Justiça Social pelo interior

Após uma semana intensa de Caravanas da Justiça Social, que percorreu três  territórios de identidade do Estado (Bacia do Jacuípe, Sisal  e Semiárido Nordeste II), o mutirão itinerante da Secretaria de Justiça,  Direitos Humanos e Desenvolvimento (SJDHDS), finalizou nesta sexta-feira (9), com milhares de atendimentos gratuitos à população do município de Euclides da Cunha. Antes, a Caravana passou por Capim Grosso e Queimadas. No total, foram realizados mais de 1.480 atendimentos no município. 

A oferta de serviços aconteceu no Colégio Modelo Joaquim Silva Dantas e contou com as presenças do Secretário da SJDHDS, Carlos Martins, e do prefeito Luciano Pinheiro. “Foi uma semana inteira de atendimentos, um compromisso do Governo do Estado com a garantia da cidadania nos quatro cantos da Bahia”, afirmou o secretário. 

O dia de hoje foi especial para todo mundo que passou pela Caravana, mas para Kevin Almeida, de 22 anos, é o dia que começa a existir, de fato, como  sempre sonhou. “Sou homem trans e, hoje, finalmente posso ser reconhecido assim pelo nome que escolhi, meu nome social. Agora, me sinto completo, como nunca havia me sentido antes", declarou, muito emocionado, durante a troca do nome realizado pela Defensoria Pública, parceira da SJDHDS na Caravana. 

Entre os serviços disponíveis estavam a emissão de documentos civis, atendimento à saúde e benefícios sociais, assessoramentos técnicos e encontros com profissionais de garantia de direitos, além atendimento do Passe Livre Intermunicipal e do ID Jovem, por exemplo.

Além dos serviços, também foram promovidos encontros com professores para uma roda de conversa sobre políticas LGBT; com técnicos da rede de proteção à  Pessoa com deficiência do território para tratar de políticas públicas ao segmento; capacitação técnica da rede de vigilância socioassitencial de profissionais da assistência social; bate-papo com pessoas idosas sobre qualidade de vida e estatuto do idoso; e um diálogos com a juventude do Colégio Educandário.

“Todos os encontros, debates e atendimentos prestados foram muito importantes para a escola e para o município. Muitos alunos nossos trouxeram parentes, participaram de algumas rodadas de conversa, o que só agregou conhecimento, cidadania e dignidade a todos eles", disse o diretor da unidade escolar, Marcelo Cardoso.

Respeito aos Povos Indígenas

Ainda em Euclides da Cunha, a convite do prefeito Luciano Pinheiro, o secretário Carlos Martins participou da inauguração da Diretoria de Assuntos Indígenas (DAI), um instrumento efetivo de luta, resistência e defesa pelos direitos dos povos indígenas do município e da região, especialmente o povo Kaimbé. 

Acompanhado pelo coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da SJDHDS, Jerry Matalawê, o secretário afirmou que o momento é muito importante e parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. "As políticas públicas precisam avançar cada vez mais, em todos os territórios baianos, para garantir os direitos de todos e todas", pontuou Martins. 
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.