• Bahia estado voluntário

12/07/2019 12:07

Governo da Bahia e Prefeitura de Salvador se unem para avançar em políticas sociais

Focado no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, esteve com a nova secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Ana Paula Matos, e com o ex-secretário Léo Prates. O encontro ocorreu na manhã de hoje (12), na SJDHDS.

Na reunião, foram discutidas questões como cofinanciamento da assistência social, fundamental para o desenvolvimento e expansão da rede de atendimento. "O cofinanciamento garante uma ação planejada pelo poder público. É uma forma de assegurar prioritariamente o financiamento e execução das políticas sociais", explicou Carlos Martins.

Diante das negociações entre os dois órgãos, a população mais vulnerável de Salvador terá a ampliação das ações de assistência social, iniciativas que, por exemplo, envolvem políticas públicas voltadas para crianças, jovens e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas em situação de rua e população LGBT.

Na defesa de um diálogo permanente, Carlos Martins reforçou o interesse da SJDHDS em continuar a parceria com o município. "Somos um órgão estadual responsável por políticas públicas sociais destinadas aos 417 municípios do Estado. Em Salvador, temos uma população de 320 mil famílias que precisam de proteção social, atenção, respeito e cidadania. O nosso esforço é para atender essa necessidade, garantir os direitos humanos e a cidadania de cada uma delas", afirmou o secretário.

Para Ana Paula, a reunião foi de extrema importância para a cidade. "Estou saindo bastante otimista e com esperança de trazer mais avanços para a Assistência Social. Sem dúvida, com essa parceria Prefeitura e Estado, vamos conseguir um saldo bastante positivo", afirmou ela. No encontro, também foram tratadas questões sobre residência inclusiva, Casa Abrigo Mulher, Aluguel Social e Políticas Públicas LGBT.