• Prêmio Boas Práticas

Desenvolvimento Social

03/07/2019 15:07

Internet em alta velocidade conecta NEOJIBA com o mundo

A implantação de internet em alta velocidade, via tecnologia em fibra ótica, vai permitir que a nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), no Parque dos Queimados, esteja ligada ao mundo com melhor qualidade de som e imagem. Cerca de 1800 jovens serão beneficiados com o sinal de internet, na sede que será entregue pelo Governo do Estado no dia 9 de julho. A iniciativa surgiu da parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa) – ligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O diretor geral do NEOJIBA, maestro Ricardo Castro, explica o que muda com a chegada da banda larga. “Vamos disseminar o conhecimento para toda a Bahia. A internet de alta velocidade vai também promover a entrada de mais conhecimento. Estamos preparando acordos de colaboração com as melhores instituições musicais do mundo para que os seus professores possam dar aula aos nossos alunos através de vídeo conferência, ou seja, o que nós vamos fazer com o interior, nós também vamos receber das instituições internacionais”, projeta.

Coordenadora da Remessa, Claudete Alves destaca a união de diversos atores para implantação da banda larga. “A conexão já era um pleito antigo de indicação da Secti e, finalmente, com a reforma desse espaço, foi possível, com o apoio da Uneb e aprovação do nosso comitê gestor, viabilizar uma conexão de alta velocidade com possibilidades de, por exemplo, um professor de música muito importante dar aula para esses garotos via internet. Hoje, essa aplicação já é possível, pois eles estão ligados a 1Gbps daqui até o POP (Ponto de Presença) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa”.

O papel da Secti na articulação para que a internet de alta velocidade se tornasse realidade no NEOJIBA foi destacado pela secretária Adélia Pinheiro. “Na condição de uma pasta transversal, que dialoga com todos os setores do governo, a Secti trabalha para ampliar o acesso das pessoas às redes de saber conectadas em internet de alta velocidade. Desta forma, expandimos o conhecimento e beneficiamos aqueles que mais necessitam desta conexão, como no caso dos jovens que fazem parte do NEOJIBA. Tenho certeza que a banda larga vai potencializar ainda mais esse projeto social que é muito importante para a Bahia”.

Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o NEOJIBA foi implantado em 2007 pelo Governo do Estado. O programa promove a integração social, prioritariamente, de jovens, crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, através da prática coletiva e de excelência da música. Cerca de 1800 jovens e crianças são beneficiados diretamente, mas, muitos agem como multiplicadores, ou seja, criam um impacto territorial, o que faz com que o NEOJIBA atinja em torno de 6500 pessoas indiretamente em todo o estado.

Fonte: ASCOM SECTI