• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Assistência Social

19/02/2019 17:02

SJDHDS apresenta relatório de gestão e campanha de Carnaval durante reunião da CIB

Gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se reuniram em Salvador, nesta terça-feira (19), para a segunda reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A abertura do encontro foi realizada pela coordenadora da CIB e superintendente de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Leisa Sousa.

Na pauta deste segundo encontro estavam o Relatório de Gestão da SAS/SJDHDS no período 2015-2018, a articulação entre as gestões estaduais e municipais com o Sistema de Justiça, e a apresentação de uma pesquisa com trabalhadores do SUAS. O encontro contou com a presença de gestores de mais de 160 municípios.

A superintendente da SAS/SJDHDS, Leisa Sousa, falou sobre a necessidade de ampliação da articulação entre os diferentes entes federativos para reforçar os investimentos e recursos alocados para a política de Assistência Social. “Devemos ficar atentos para cobrar e atuar pela ampliação dos recursos, especialmente no âmbito federal, cujo orçamento tem sofrido cortes”, pontuou.

Avanços - Na apresentação do relatório de gestão, a superintendente pontuou avanços mas ações da SJDHDS na execução das ações de apoio técnico aos municípios baianos. Em 2015, 3.016 pessoas atuantes no SUAS, na Bahia, participaram das atividades de apoio técnico. Em 2018, esse número chegou a 6.972 gestores e técnicos. O número de municípios alcançados com as políticas de apoio técnico passou de 94 para 407 municípios.

O relatório também apresenta dados como os do programa Bolsa Família na Bahia. No total, 1,8 milhão de famílias são beneficiárias do programa federal de transferência de renda. Criado em 2003, o Bolsa Família foi responsável pela transferência de mais de R$ 4 bilhões para famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo cidadania e movimentando a economia de centenas de cidades e comunidades.

Campanha - No período da tarde, os participantes também foram reapresentados à campanha "Fique de Olho!", que será trabalhada no Carnaval de Salvador e das cidades do interior que realizarão festas. Material informativos e peças como ventarolas foram entregues a municípios que terão folia, a exemplo de Camaçari, Xique Xique e Vitória da Conquista. A campanha também será utilizada entre maio e junho para alcançar o público nas festas juninas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.