• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Direitos Humanos

06/02/2019 17:02

Mutirão Digital do Semente de Ciência beneficia alunos e moradores do bairro Boiadeiro

Alunos do Projeto Semente de Ciência, uma iniciativa da Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), que conta com o apoio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), levaram para a comunidade do Boiadeiro, subúrbio ferroviário de Salvador, o Mutirão Digital, que oferece ao moradores da comunidade serviços de manutenção em computadores. A iniciativa começou na segunda-feira (4), e já realizou, até hoje (6), 60 atendimentos.

A atividade serve como requisito de avaliação do curso profissionalizante de Help Desk, proporcionando aos alunos envolvidos a oportunidade de praticar todo o conteúdo aprendido durante os cinco meses de formação. “Participam 50 alunos, divididos entre setores de atendimento ao cliente, manutenção e instalação de sistemas. Isso é fundamental para que tenhamos a certeza de que cada aluno aprendeu, na prática, o que o curso ensinou durante todo esse tempo, desde a abordagem ao cliente, o tratamento, a proatividade, até a entrega do equipamento com qualidade e eficácia, tendo assim, a garantia de que eles prestarão bons serviços para a comunidade”, esclareceu Fábio Neto, professor responsável pelo mutirão.

Fazendo parte da equipe de atendimento, a jovem Emanuele Ramalho, de 17 anos, disse que a prática é a melhor forma para aprender a fazer o melhor. “Estou gostando muito, a cada dia aprendo algo novo. Hoje estou no setor de atendimento, aqui posso praticar como fazer a triagem do meu cliente, que é realizar o cadastro dele, identificar os possíveis defeitos no equipamento e sinalizar o prazo para a solução do problema”, disse ela. “Pretendo trabalhar nessa área e o mutirão é uma oportunidade muito legal para praticarmos o que já sabemos na teoria”, completou Gustavo Borges, 18, integrante da equipe de manutenção.

Semente de Ciência – O projeto visa garantir um processo de desenvolvimento social, através da qualificação profissional, para jovens de Salvador que residem em comunidades socialmente vulneráveis. Em sua quarta edição, oferta, para 362 jovens, cursos também em outras áreas, como construção civil (eletricista) e auxiliar administrativo. Em todos os cursos, os jovens têm acesso a conteúdos de conhecimento técnico; formação humana; reforço de disciplinas elementares como português e matemática; e preparação para o mercado de trabalho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.