Justiça

07/11/2018 18:11

Secretário de Justiça recebe família do Mestre Moa do Katendê

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, recebeu em audiência, na manhã desta quarta-feira (07), a viúva de Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Moa do Katendê, Eliene Reis, e as filhas Jasse Mahi e Somonair Costa. No encontro, as filhas do Mestre Moa falaram sobre o projeto social que o pai pretendia construir na comunidade do Dique Pequeno, em Salvador, e que terá continuidade através de seus filhos.

O secretário Cezar Lisboa relatou a preocupação com o crescente acirramento de ânimos na política, o que tem levado a casos de violência em todo o país. "Temos que atuar por uma cultura da paz na nossa sociedade. A banalização da violência é preocupante, especialmente quando as vítimas são a nossa juventude e pessoas que contribuem efetivamente com a comunidade, como era o caso de Moa", pontuou o secretário.

As filhas conversaram com o secretário sobre a importância de dar continuidade ao legado do pai através de um espaço cultural que será construído na região do Dique Pequeno. "Ele estava trabalhando nos últimos meses na idealização de um espaço cultural que pudesse oferecer arte e cultura para os jovens do Dique Pequeno e das comunidades vizinhas. Nós vamos dar continuidade a esse processo, que era o sonho de meu pai, e vamos continuar o seu trabalho social por meio da Sede Cultural Mestre Moa", afirmou Jasse Mahi, filha do Mestre Moa.

O espaço será usado para oferecer iniciativas de arte e cultura para crianças e jovens da comunidade, a exemplo de oficinas de artesanato, música, dança, percussão e turbante. O secretário Cezar Lisboa se mostrou aberto a discutir, após a formalização da entidade, ações e parcerias que possam ajudar no legado deixado pelo mestre de capoeira.