26/10/2018 14:10

Segunda semana de capacitação sobre Bolsa Família nos municípios baianos chega ao fim

Nesta sexta-feira (26), 23 técnicos e gestores municipais do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família (PBF), do território da Bacia do Jacuípe, participaram do último dia de capacitação sobre os programas sociais. Os encontros, que começaram na última segunda-feira (22), aconteceram também em outras quatro cidades de diferentes regiões da Bahia. A iniciativa é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

A capacitação da SJDHDS, por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), aconteceu no município de Ipirá. O curso contemplou uma carga horária total de 40h. “Hoje (26), encerramos o ciclo de capacitações da semana. Foram oito municípios contemplados neste território, com o objetivo de aproximar os profissionais da legislação dos programas para melhor atendimento, orientação, cadastro e acompanhamento das famílias assistidas pelos programas”, explicou Fernanda Oliveira, instrutora responsável pelo território.

Entre os temas da capacitação estavam as diferentes responsabilidade de cada entre federativo (município, Estado e União) e o papel de gestores e técnicos para o bom funcionamento do programa e prevenção contra fraudes.

Para a assistente social e técnica municipal Cléa Farias, “o curso possibilitou aperfeiçoar o trabalho na ponta, no dia a dia, com os usuários que precisam que a assistência social funcione adequadamente”, afirmou. “Essas capacitações acontecem desde 2012 e são indispensáveis para uma execução qualificada do SUAS, garantindo que esses benefícios de direito cheguem de fato para quem mais precisa”, completou o instrutor Warlley Barreto.

Além de Ipirá, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Igaporã e Alagoinhas também receberam técnicos da SJDHDS para ofertar a capacitação durante toda a semana. Na semana passada, foi a vez de Feira de Santana, Euclides da Cunha, Itaberaba, Paramirim e Porto Seguro.