Segurança Alimentar

16/10/2018 10:10

Caravana da Juventude dá início às atividades em Cairu

Estudantes do Colégio Estadual Cândido Meireles (Cecame) no município de Cairu, Baixo Sul do Estado, participam hoje (17), da Caravana da Juventude, ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Estima-se a participação de 300 jovens da sede do município e das ilhas-distritos Galeão e Torrinhas.

A Caravana promove cidadania, serviços, oficinas, debates e participação social para alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. "Para Cairu, trouxemos uma programação cheia de atividades e mais que isso: podemos dizer que a Caravana reúne diversas políticas públicas", ressaltou Caruso Costa, representante da Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve/SJDHDS).

Até o final do dia, os estudantes participam de uma extensa programação, que incluem os "Diálogos com a Juventude", bate-papo descontraído com os alunos sobre políticas públicas e oportunidades, cadastramento no Programa Identidade Jovem (ID Jovem), que garante a jovens de baixa renda, de 15 a 29 anos, meia-entrada em eventos culturais e esportivos e gratuidade ou 50% de desconto em passagens do transporte coletivo interestadual e oficinas de grafite, teatro, dança e turbante.

A Caravana da Juventude desembarcou em Cairu ontem (16) e teve inicio com performance do Teatro do Oprimido, grupo de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, intitulada "África em nós: quem é o capitão do mato", sobre escravidão, desigualdade social/racial e vidas negras. Os estudantes também puderam prestigiar trabalho, em tempo real, dos grafiteiros Júlio Costa e Marcos Prisk, do Museu de Street Art de Salvador (Musas), que coloriram um muro da escola com elementos representativos da cultura da cidade. Ainda na abertura da atividade, os estudantes acompanharam um desfile demonstrativo de turbantes; e vibraram com a apresentação de danças negras periféricas, tradicionais e de ritmo.

Diálogos com a Juventude

No período da noite, mais de 20 alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (Eja) e da comunidade local reuniram-se no pátio do Cecame para falar sobre "Juventude e Políticas Públicas: os novos desafios" durante o Diálogos com a Juventude, quando Caruso Costa, apresentou as áreas de atuação da SJDHDS aos estudantes; pontuou a importância da participação da juventude na elaboração de políticas públicas e estimulou os estudantes a conhecerem iniciativas como o ID Jovem, Primeiro Emprego, Partiu Estágio e Mais Futuro, ambos direcionadas à juventude.

"Cada um de vocês são transformadores. A juventude sempre participou de movimentos transformadores da história e não pode ser diferente na geração de vocês. É com política pública, saúde, lazer, educação e esporte que mudamos o espaço geográfico que vivemos", comentou Costa, enquanto citava movimentos históricos da juventude na Ditadura Militar, em 1964, e na Revolta do Buzu, em Salvador.

Para o professor de Biologia da escola, José Tarcíso Santos, o Diálogos é uma oportunidade para que os alunos debatam e tenham mais acesso à informação. "É uma ação extremamente importante que deve acontecer mais vezes. Gostaria de parabenizar os envolvidos e já solicitar mais encontros como esse aqui em Cairu", falou.
Presente no bate-papo, a estudante Priscila da Silva Oliveira, 19, mostrou-se satisfeita com o que foi apresentado. "Gostei demais desse evento. Uma oportunidade para a gente falar o que pensa, trocar ideias e conhecer sobre políticas sociais. Gostei muito de saber sobre o ID Jovem, vou fazer o meu cadastro", disse, animada.
Parceria entre a SJDHDS e a Cecame, a Caravana da Juventude em Cairu também conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e Juventude.