Direitos Humanos

16/10/2018 18:10

Secretário de Justiça participa de ato em homenagem ao mestre Moa

Na noite desta terça-feira (16), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, participou de um ato em memória ao mestre Moa do Katendê. Ao lado de centenas de pessoas, integrantes do movimento negro, líderes religiosos e defensores dos direitos humanos, Lisboa acompanhou a atividade que lotou o Largo do Pelourinho.

"Essa é uma luta pela paz, em defesa das pessoas, pelos direitos humanos. É uma luta contra a violência e o ódio. Não podemos banalizar a barbárie, é urgente combater o fascismo", disse ele.

Mestre Moa do Katendê era capoeirista e ativista cultural, e foi assassinado com 12 facadas, há uma semana, após se posicionar politicamente durante uma discussão na localidade do Dique Pequeno, bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador.

Durante todo o ato, muita emoção e falas pedindo paz e justiça. "Estou aqui em memória de meu pai, que foi covardemente assassinado pelas costas, sem direito a defesa alguma. Meu coração está dilacerado, mas sei que não estou sozinha na luta por justiça. Justiça ao meu pai, justiça à nossa negritude", disse Somonair Costa, filha do capoerista.

Na ocasião, diversas homenagens, com cânticos, danças, além de apresentações do Olodum, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, dentre outros. Durante o ato também foi lançado um clipe inédito em homenagem ao capoeirista, com música produzida pelo coletivo Poesia do Sim e cantada por Caetano Veloso.