• RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Segurança Alimentar

16/10/2018 14:10

Restaurantes Populares celebram Dia Mundial da Alimentação com ações de promoção a segurança alimentar e nutricional

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, o Restaurante Popular, equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e supervisionado pela Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa), realizou hoje (16) uma série de ações para despertar os benefícios de uma alimentação saudável e balanceada, além de promover a reeducação alimentar.

A manhã, com diversas atividades socioeducativas nas duas unidades do Restaurante Popular - Comércio e Liberdade- contou com exposição do cardápio do dia e sugestões de reaproveitamento integral do alimento; distribuição de material informativo sobre a temática e dicas para uma alimentação adequada e saudável; avaliação nutricional, como medida do índice de massa corporal, peso e altura; orientações nutricionais; aferição da pressão arterial; e balcão de degustação com alimentos reaproveitáveis, a exemplo de casca de frutas como banana e maracujá.

“Essas atividades fortalecem ainda mais o conceito de segurança alimentar. Um conceito que preza por uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente”, esclareceu Elaine Marques, nutricionista responsável pela unidade do Comércio, pontuando ainda que todas as ações realizadas contaram com o apoio e voluntariado de estudantes e professores dos cursos de nutrição e enfermagem das instituições Uninassau, Colégio Carlos Menezes de Santana, e as Escolas Ana Neri e Maria Pastor.

“Aprendi que até posso utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em minhas receitas do dia-a-dia, mas tudo isso em pequenas quantidades. É preciso balancear a alimentação para termos uma melhor qualidade de vida”, disse Joseane Gomes, 38, que almoça constantemente na unidade do Comércio e aproveitou a ação de hoje para fazer uma avaliação nutricional.

O Restaurante Popular beneficia a população de baixa renda, em situação de insegurança alimentar e nutricional, garantindo-lhes aporte calórico, minimizando a carência nutricional, através de uma alimentação balanceada e confiável, promovendo a melhoria da saúde de milhares de pessoas. Quase 5 mil refeições por dia são oferecidas nas duas unidades.

“Muito saboroso e tudo feito com muito cuidado e amor. Já experimentei a receita de casca de maracujá com semente e açúcar, e a casaca da banana da prata empanada na farinha integral com canela. Uma maravilha! já sei como posso evitar desperdícios em casa e ainda saborear uma boa e saudável receita”, declarou Orlando Rebouças, 74.
A oportunidade de hoje ainda serviu para destacar a Campanha do Outubro Rosa, conscientizando os usuários sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado (1945) pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO), com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação no mundo, a respeito, principalmente, dos impactos negativos ocasionados pela fome. “O tema desse ano é #Fome Zero até 2030, onde todo o mundo se volta a essa luta para diminuir os índices de insegurança alimentar que cercam as pessoas carentes”, considerou Jane Pimenta, coordenadora do Programa Restaurante Popular de Salvador.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.