• RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Acessibilidade

15/10/2018 16:10

“Dia Rosa No CSU” promoveu ações socieducativas de combate ao câncer de mama em Narandiba e região

Como parte das ações do “Outubro Rosa”, aconteceu nesta segunda-feira (15), no Centro Social Urbano (CSU) de Narandiba, diversas atividades socioeducativas direcionadas à prevenção e combate ao câncer de mama. O local é coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e as ações foram realizadas em parceria com estudantes de Enfermagem da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Casa da Cidadania e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O dia começou com uma caminhada promovida pelo grupo da terceira idade, o Conviver, que percorreu as principais ruas do bairro. Em seguida, o grupo se uniu a mulheres de todas as idades em palestras, orientação para autoexame e exame físico da mama, além de encaminhamento para Unidade Básica de Saúde (UBS), quando detectado alguma alteração nos exames.

Há cinco anos frequentando as atividades promovidas pelo CSU de Narandiba, a aposentada Maria do Carmo Pereira, 64, ficou feliz com a ação. “Acho muito bom todas essas orientações porque muita gente não tem conhecimento sobre essa doença. O melhor é que já saímos daqui encaminhados para um médico, se for preciso. No meu caso já estou com a ficha para realizar o exame de mamografia”, contou.

Os momentos e espaços de orientações foram divididos e “batizados” como “As quatro estações do conhecimento”, onde foram apresentados os seguintes temas: câncer de mama; câncer de colo do útero com diagnóstico; prevenção e tratamento; auto-imagem e auto cuidado, sobre a imagem feminina em casos de doença e/ou mutilações; e fisiologia do envelhecimento, os cuidados necessários com o avançar da idade. Uma médica ginecologista ainda esteve no local realizando atendimentos.

A dona de casa Maria Sales, 49, é moradora de Narandiba e contou que não lhe falta desejo em cuidar da saúde. “A nossa saúde em primeiro lugar! Sempre busco fazer meus exames, mas, às vezes não consigo por falta de condições financeiras. Por isso, esses serviços nos ajudam muito”, disse a moradora após receber encaminhamento médico para realizar exames de mamografia e preventivo.

A coordenadora do CSU, Claudia Rejane, comemorou os cerca de 200 atendimentos realizados e destacou que a ação ampliou à promoção da saúde na comunidade. “Ter ações socioeducativas no CSU reforça o compromisso com a comunidade, faz com que as mulheres tenham acesso à informação e, consequentemente, queiram se cuidar”, disse.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.