• RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Desenvolvimento Social

28/09/2018 16:09

Mutirão Social do Pacto Pela Vida beneficia mais de 700 pessoas em Rio Sena

A diarista Ane Cleide Santos, 30 anos, precisava emitir a segunda via da Certidão de Nascimento das filhas Ariane, 4, e Maria Vitória, de apenas 3 anos. Acompanhada da sobrinha, a dona de casa Luana Regina Carvalho, 23, e das pequenas Maria Eduarda, 4, e Mykuelly, 3, ela conta que, no ano passado, perdeu vários documentos, incluindo os registros das meninas, e está correndo atrás para renová-los. “Aqui é uma oportunidade para mim. E fico mais feliz ainda pelo atendimento ser rápido e estar tudo bem organizado”, comentou, aliviada.

A diarista foi somente uma das mais de 700 pessoas que puderam emitir, gratuitamente, documentos básicos e ter acesso a diversos tipos de serviços no Mutirão Social do Pacto Pela Vida, realizado no bairro de Rio Sena, Subúrbio Ferroviário de Salvador, nesta sexta-feira (28). A ação, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), aconteceu na Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro durante todo o dia.

Além da Certidão de Nascimento, a população contou com emissão da segunda via do RG e Certidão de Casamento, Carteira de Trabalho, CPF, atendimento pelo Procon e Embasa; cadastro no Programa Identidade Jovem (ID Jovem) e intermediação de mão de obra através do SineBahia. Já para as crianças presentes, os momentos de diversão e brincadeiras educativas ficaram por conta do grupo de pesquisa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Tipemse – Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela Educação.

Segundo a coordenadora de Promoção à Cidadania e Direitos Humanos (CPCDH/SJDHDS), Maria Fernanda Cruz, os resultados são satisfatórios. “Fizemos cinco Mutirões só esse mês e mais de 30 ações como essa apenas esse ano. Já ultrapassamos a marca de 20 mil atendimentos de 2017 e ainda estamos em setembro! Em outras palavras: são 20 mil pessoas de comunidades carentes beneficiadas até o momento”, pontuou.

Presente na ação, o comandante da BCS de Rio Sena, capitão PM Cledson Santos, conta que a realização do Mutirão Social fez parte da comemoração dos seis anos da Base Comunitária, o que também contribui para aproximar jovens e adultos do trabalho social feito pela Polícia Militar. “Como parte do aniversário da Base, tivemos uma semana de diversos atendimentos para a comunidade e, hoje, encerramos com essa parceria com a SJDHDS, uma ação importante que atende uma população carente de serviços, que deixa de ir ao Centro para tirar a documentação por não ter dinheiro”, comentou.

Em relação à juventude local, o saldo também foi positivo: o número de cadastros no ID Jovem, benefício que dá direito à gratuidade no transporte interestadual e à meia-entrada em eventos esportivos e culturais para jovens de 15 a 29 anos, teve destaque nesta edição da iniciativa, onde mais de 60 carteiras foram geradas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.