• RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Desenvolvimento Social

13/06/2018 17:06

SJDHDS participa de ações das Escolas Culturais em Teixeira de Freitas

No intuito de fomentar mais políticas públicas para a juventude nos municípios baianos, os secretários de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa e de Cultura (Secult), Arany Santana, participam, na próxima sexta-feira (15), de ações culturais na sede do projeto Escolas Culturais de Teixeira de Freitas (Cetepes), no bairro Jardim Caraípe. A programação, prevista para as 19h, contará com entrega de 15 de instrumentos de sopro (trompa, trompete e trombone) para fanfarras escolares; lança-mento do 3º Colóquio Nacional de Educação Musical; e o lançamento do VI Encontro de Cordas, do Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (ICED), além de outras a-ções culturais.

O projeto Escolas Culturais é uma ação do Governo do Estado que tem por objetivo di-namizar a cultura nos territórios, incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social nas comunidades, e com isso, contribuir com a redução dos índices de vulnerabilidade social. O trabalho é desenvolvido em rede pela SJDHDS, Secult, Educação (Sec) e o Instituto de Ação Social Pela Música (IASPM).

“É um projeto pioneiro e inovador, que requer esforço e trabalho coletivo para caminhar-mos para um só objetivo: tornar as escolas ponto de referência para a cultura em suas localidades, bem como uma referência para a juventude repensar o seu protagonismo na sociedade”, disse Cezar Lisboa.

A coordenadora técnica do programa “Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba)”, na SJDHDS, Ana Vilas Boas, explica que o trabalho é focado em jovens estudantes em vulnerabilidade social e que Teixeira de Freitas foi escolhida para o encontro por ser uma forte extensão e representação do Núcleo Orquestral no território de identidade. “No Extremo Sul da Bahia o Neojiba tem como forte braço a atuação do ICED e, a partir de Teixeira de Freitas, possibilita que as ações do programa orquestral cheguem até municípios da região como Itanhém, Alcobaça, Nova Viçosa, entre outros”, esclareceu ela.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.