Segurança Alimentar

07/06/2018 18:06

Nova etapa do PAA Alimentos garante investimento de R$ 2,2 milhões até 2022 a municípios do Recôncavo

O município de Maragogipe abrigou nesta quinta-feira (07) uma oficina de trabalho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado na Bahia pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). À frente dos trabalhos, a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa), Rose Pondé, falou aos presentes sobre a nova etapa do PAA Alimentos - Execução Direta, que vai beneficiar os municípios do Território do Recôncavo Baiano.

Prefeitos, secretários municipais, vereadores, integrantes e beneficiários do programa participaram do encontro. A superintendente apresentou aos gestores municipais as regras e desafios que envolvem o programa, considerado pioneiro no apoio e incentivo à agricultura familiar.

Com meta de R$ 2.275.000 milhões até 2022, essa etapa do PAA Alimentos vai atender cerca de 350 produtores e milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social em 21 municípios. O Governo da Bahia vai adquirir e doar equipamentos para as centrais de recebimento e distribuição de produtos nos municípios.

Aos participantes, a superintendente demonstrou a importância deles dentro do programa. "Esse programa só existe graças ao trabalho de vocês, que acordam cedo todos os dias, na zona rural, para produzir o alimento que chega à mesa de todos nós", afirmou Pondé.

Além de estimular a produção da agricultura familiar, o programa fornece os alimentos a famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e a entidades que atendem pessoas nessa situação, a exemplo de creches e hospitais.

A prefeita anfitriã, Vera Lúcia, também falou aos participantes da oficina e agradeceu o empenho do governo e da SJDHDS para continuar atuando com o PAA Leite e PAA Alimento nos municípios. "Quero agradecer especialmente a todos que fazem desse programa essencial para centenas de baianos e baianas", disse.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversos municípios, entre eles Muritiba, Cruz das Almas, Dom Macedo, Varzedo, São Félix e Nazaré.