• Banner do Neojiba
  • RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Assistência Social

29/05/2018 19:05

Ações de proteção às crianças e adolescentes são tema do Seminário Proteja Bahia

Mesmo com as dificuldades impostas pelos recentes acontecimentos, centenas de gestores e técnicos da assistência social dos municípios e do Governo da Bahia se reuniram nesta terça-feira (29) em Salvador para discutir o fortalecimento dos serviços de proteção social para crianças e adolescentes. A mesa de abertura do seminário, intitulado "Proteja Bahia, contou com as presenças do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, e da superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa. 

Abrindo as discussões, o secretário Cezar Lisboa, que também é coordenador do programa Pacto Pela Vida, fez uma análise do atual contexto de proteção às crianças e adolescentes e instigou os participantes a pensar novas formas de abordagem e de atuação na solução de questões envolvendo a juventude.  

"Nós ainda não estamos conseguindo socializar os nossos jovens, no sentido de que eles possam ter uma vida plena. Esse talvez seja um dos maiores desafios que a nossa sociedade tem hoje, e se não fizermos isso, não conseguiremos com que esse jovem possa se incorporar e se integrar à sociedade. Não podemos mais ficar nessa história de que os jovens são o futuro do país: eles são o hoje, o nosso presente", afirmou o secretário. 

O evento aconteceu durante todo o dia e ainda tem extensa programação nesta quarta-feira (30). Mais de 500 participantes, de 175 municípios baianos, são esperados nos debates, que pretendem ainda discutir fluxos e metodologias do sistema de proteção social. 

"Nós temos a grande missão de fazer aquilo que as nossas crianças e adolescentes precisam, por isso estamos aqui reunidos. A agenda do Proteja Bahia é atemporal, mas ela tem marcas e conquistas especiais em 2018, e agora avançamos ainda mais na campanha de proteção lançada recentemente e acolhida por todos os municípios com o único objetivo de atender a todos e todas", pontuou a superintendente Leísa Sousa. 

Na terça-feira (30), os participantes acompanharão as palestras "Dados e debates atuais sobre violações de direitos de Crianças e Adolescentes" e "Proteção Social e Violação de Direitos". Amanhã (30), os presentes participarão de uma apresentação sobre a agenda de convergência do Proteja Bahia e de uma oficinas com técnicos e gestores da área. 

Ainda na abertura do evento estavam a coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da Superintendência de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Iara Farias; o coordenador Estadual do Passe Livre da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Luís Araújo; e a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia (Coegemas), Edilene Alves Cerqueira.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.