Desenvolvimento Social

28/05/2018 15:05

Ação da SJDHDS garante a construção de 30 cisternas em Maracás

O município de Maracás, região da Chapada Diamantina, será contemplado com 30 cisternas de consumo capazes de armazenar 16 mil litros de água. Essa capacidade poder abastecer uma família durante um período, de pelo menos, quatro meses. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira (23), em ato institucional na Câmara Municipal de Vereadores. A ação é da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa).

Presente no ato e representando a SJDHDS, a superintendente da Sisa, Rose Pondé, falou sobre a importância do programa de tecnologias sociais de acesso à água de qualidade. “O direito humano à segurança alimentar, a segurança hídrica é constitucional. O Governo do Estado tem investido com muito êxito nas zonas rurais para garantir dignidade e vida humana saudável”, considerou a superintendente.

Com investimento de mais de 83 mil reais, a entidade executora do contrato é a Associação Divina Providência de Amparo Social e Cristão, uma instituição credenciada desde 2013, que já está apta para iniciar as obras. “Mais uma vez, Maracás recebe o benefício das cisternas pela SJDHDS. As secas têm castigados nossa gente, por isso, fico muito feliz em saber que a garantia da água potável atenderá mais famílias carentes da nossa Maracás”, comentou o vereador Marcos de Clóvis, presente no ato.

Ainda esta semana, os sindicatos dos trabalhadores da agricultura familiar farão um diagnóstico para identificar as famílias mais necessitadas e vulneráveis para receberem o benefício nas comunidades rurais do município. Cerca de 100 pessoas, entre agricultores, sindicatos, lideranças comunitárias e autoridades locais estiveram presentes no ato.