• Banner do Neojiba
  • RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Acessibilidade

22/05/2018 09:05

Sudef participa de palestra sobre Tecnologias Assistivas na Campus Party

A maior feira de inovação tecnológica do país, Campus Party, realizou, na tarde desta sexta-feira (18), a palestra “Tecnologia Social para Inclusão Social, Inovação e Desenvolvimento” que abordou discussões sobre equipamentos tecnológicos que viabilizam melhor condição de cesso a informação para pessoas com deficiência. A ação é fruto da articulação entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), via Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). O evento aconteceu na Arena Fonte Nova, no Stand do Governo, área Open da Campus na Bahia. 

Com o tema “Novas Conexões em Braille na Era da Informação” o palestrante convidado Alessandro Augusto, diretor da empresa Tecassistiva (Tecnologia e Acessibilidade) de São Paulo, ao lado do professor Justino Medeiros do Instituto Federal da Bahia (Ifba), dialogou sobre o papel da companhia em avançar cada vez mais em tecnologias de acesso, para promover independência dos deficientes. “Nossa missão, por meio da oferta de produtos e serviços de excelência que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e da comunidade em geral, é promover o acesso imediato a informação. Por isto, em um evento desse porte, onde diversos estudantes, pesquisadores e empresários visitam os stands, precisamos chamar a atenção para a importância dessa temática social”, explicou o Justino Medeiros. 

Durante a discussão dialogada, foram apresentados projetos de acessibilidade comunicacional para cegos e pessoas com baixa visão, acesso em braile no ensino infantil e fundamental através do equipamento teclado Braille, bengala tecnológica, piso tátil, entre outros produtos. De acordo com Adson Costa, coordenador de Acessibilidade e Políticas Públicas da Sudef, “nosso objetivo é fazer com que dentro da Campus 2018 o tema tecnologias assistivas seja apresentado e debatido, para promover a inclusão na acessibilidade, além de chamar a atenção para o surgimento de novos e importantes projetos”, esclareceu. 

A palestra contou com a mediação de Kleber Freitas, da SECTI, de profissionais da SJDHDS, Sidney Reis, analista de sistemas, além pessoas com deficiência, professores, estudantes de escolas e universitários e pesquisadores da área. 

Campus Party Bahia - Com o tema voltado para revolução e inclusão social digital, o evento de 2018 reúne geeks, empreendedores, gamers e cientistas que trocam experiências tecnológicas em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências e negócios. Cerca de 90 mil pessoas participam de atividades na área aberta do evento e cinco mil barracas abrigam campuseiros de todas as regiões do Brasil. A programação inclui palestras, presença de startups, atividades com drones e simuladores, hackathons (maratona de hackers), além de espaço para crianças.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.