14/05/2018 10:05

Sudef realiza Encontro Territorial Etapa Bacia do Paramirim

Com a finalidade de apresentar políticas públicas e fazer um levantamento das demandas prioritárias para pessoa com deficiência (PCD) no município de Macaúbas, região do centro-sul baiano, a equipe da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), órgão vinculado a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realizou, na sexta-feira (11), o Encontro Territorial Etapa Bacia do Paramirim. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Macaúbas e contou, também, com a presença dos municípios de Ibipitanga, Botuporã e Boquira.

O representante da Assessoria Técnica da Sudef (DPD), Luiz Araújo, explicou que o encontro faz parte da meta do Plano Plurianual, fazendo com que os atores envolvidos tivessem uma melhor compreensão da rede e dos atendimentos as pessoas com deficiência. “Juntos discutimos sobre o que ainda precisa ser construído e fortalecido enquanto atendimentos acessíveis, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), delegacias, Ministério Público, enfim, estruturas que atendam esse segmento. Além disso, apresentamos todas as ações da Sudef, como o Passe livre Intermunicipal, fiscalização das bras de acessibilidade e a possibilidade de se implantar uma Central de Libras (Cilba) no território, por exemplo”.

A Sudef apresentou uma metodologia inovadora na localidade, abordando uma discussão dialogada e participativa com os 65 participantes. “O evento foi conduzido num formato bastante humanizado, com escuta direcionada para as demandas do território e, em seguida, colocando as ações do Governo do Estado. Nunca vimos uma capacitação desse nível, vocês estão de parabéns!”, disse Gilvan Silva Cabral, da Associação Beneficente São Francisco de Assis de Macaúbas (ABSFAN).

O encontro contou com a presença significativa de pessoas com deficiência (física, visual e albinismo), do vereador Maxsuel Santos, que propôs a ementa para a criação dos Conselhos Municipais para o território, de José Jorge, da Associação Baiana de Albinismo, representantes das Secretarias Estadual de Planejamento (Seplan) e Municipal de Assistência Social de Macaúbas. Ao final da atividade, demais municípios presentes também solicitaram a atuação da Sudef em suas localidades, atendendo assim, um maior número de pessoas assistidas pela ação do Governo do Estado.