Direitos Humanos

16/04/2018 13:04

Secretaria de Justiça recebe 79 estudantes pelo Programa Partiu Estágio

"Minha maior expectativa é conhecer os inúmeros projetos e ações focados na assistência social e que são desenvolvidos pela secretaria. Estou ansioso para começar, ainda mais por ser num órgão do Governo, onde sei que terei todo o suporte para aprender e crescer”, declarou o estudante do oitavo semestre do curso de Psicologia, João Vidal, 32, durante o evento de assinatura do termo de compromisso com o Governo do Estado para o Programa Partiu Estágio, realizado na manhã de hoje (16), no Senai Cimatec, em Salvador. A ação, contou com a participação do secretário interino da SJDHDS, Cezar Lisboa, do Governador do Estado, Rui Costa e demais secretários e autoridades estaduais.

Com o objetivo de fomentar a inserção qualificada de jovens universitários no mercado de trabalho, o Governo do Estado convocou para o programa, por meio de edital, 1.327 candidatos de Salvador e Região Metropolitana, oferecendo a esses estudantes, uma oportunidade de profissionalizar seu currículo. Desse quantitativo, 79 atuarão na SJDHDS. “É uma iniciativa que garante ao estudante um espaço no mundo profissional na sua área de formação, assim, contribui para o aprendizado e a experiência curricular que o mercado exige”, comentou Cezar Lisboa.

Os estudantes contratados terão direito a uma bolsa-auxílio de R$ 455 mensais, além do auxílio-transporte. Eles poderão ficar no programa durante um ano, sem possibilidade de prorrogação, cumprindo uma carga horária semanal de 30h, distribuídas em 6h diariamente. “É uma oportunidade única de colocar em prática todo o aprendizado teórico adquirido ao longo desses semestres”, disse a estudante do curso de serviço social, do sétimo semestre, Thaís Moreira, 27.

Na cerimônia, para a assinatura do termo com cada secretaria, cerca de 733 estagiários participaram da programação e, ao final, receberam seus respectivos contratos assinados pela equipe de Recursos Humanos de cada órgão público em que trabalharão.

O Programa foi criado no ano passado e em seu primeiro ano de realização contratou 5.833 jovens. Como um dos requisitos para contratação, o jovem precisa ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), instrumento este, que identifica as famílias de baixa renda no país.