• RH Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Geral

13/04/2018 14:04

Capacitação de coordenadores das Escolas Culturais chega ao fim em Salvador

No quarto e último dia de capacitação para os 85 coordenadores do projeto Escolas Culturais, o secretário interino de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Cezar Lisboa, participou da programação, nesta manhã (13), no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador. Durante a visita ao local, Lisboa conversou com os coordenadores sobre a importância do projeto, além de falar sobre os desafios e as oportunidades que eles terão de articular e promover ações fundamentais nos 27 territórios de identidade.

“É um projeto pioneiro e inovador, que requer esforço e trabalho coletivo para caminharmos para um só objetivo: tornar as escolas ponto de referência para a cultura em suas localidades, bem como uma referência para a juventude repensar o seu protagonismo na sociedade”, endossou.

A ação do Governo do Estado, desenvolvida em rede, pela SJDHDS, Cultura (Secult) e Educação (SEC), tem por objetivo dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social nas comunidades, além de contribuir com a redução dos índices de vulnerabilidade infantojuvenil, violência e a evasão escolar. As secretarias envolvidas pretendem intensificar os contatos e intercâmbios na busca de conhecimento técnico, científico, artístico e cultural.

Para Ivan Grafite, coordenador cultural do município de Itaberaba, o projeto tem grande potencial. “Precisamos lutar pela nossa juventude e pela arte de rua, a exemplo do grafite, que em minha cidade, tem sofrido preconceito e perseguição. Isso é lamentável, o grafite é cultura, arte e expressão, um espaço também de atuação da juventude. Que bom que o projeto está surgindo para potencializar a cultura nas nossas comunidades”, declarou.

A capacitação, que começou na última terça-feira (10), contou com uma programação repleta de palestras, instruções técnicas e diálogos sobre direitos humanos e juventude. Durante esses dias, estiveram presentes a equipe da Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve), Jabes Soares e Caruso Costa, e do Neojiba, Ana Vilas Boas e Helder Passinho.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.