Desenvolvimento Social

05/04/2018 15:04

Com clássicos da música no repertório, Banda Marcial do Colégio Estadual Anísio Teixeira recebe instrumentos da SJDHDS

Depois de um hiato de quase 3 anos, a Banda Marcial do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador, voltou a realizar ensaios e apresentações no final de 2017. E, para contemplar o retorno de uma das melhores fanfarras da Bahia, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, entregou um kit de 15 instrumentos de sopro para o maestro Ricardo Santos e os integrantes da banda.

A cerimônia para entrega do kit aconteceu nesta quinta-feira (05) com a participação de alunos e professores da unidade escolar. A banda realizou uma apresentação muito aplaudida e, no repertório, estavam clássicos como músicas do grupo ABBA e a trilha sonora do filme “Rocky”, que eternizou o filme. A maior parte dos alunos demonstraram a satisfação de ver o retorno da banda ser coroado com a chegada de novos instrumentos.
“Eu troquei de escola esse ano, mas já participava da fanfarra e aqui fiz questão de continuar. Além da banda ser praticamente uma segunda família, a gente ganha muita coisa boa e fica muito feliz. Já participei de concursos, nossa família fica orgulhosa e isso nos incentiva ainda mais”, afirmou Naiara Carmo, 15 anos, aluna do 1º ano, que pretende, daqui a dois anos, prestar o vestibular para o curso de Direito, mas garantiu que não deixará a música “em hipótese alguma”.

Para os secretário Carlos Martins, o processo pedagógico com a música e a arte é necessária para estimular os alunos e melhorar questões como desempenho e disciplina. “Nós fizemos questão de apoiar esse programa de doação porque acreditamos na escola pública como agente de transformação dos alunos e da nossa sociedade. A escola pública é um espaço fundamental para a formação de cidadãos conscientes e a música tem papel importante nisso”, disse Martins, que se mostrou empolgado com o talento e o interesse de alunos e professores com a banda.

A diretora Valdenice Estrela agradeceu a doação dos instrumentos e ressaltou o trabalho do Neojiba, que estava representado pelo maestro coordenador Helder Passinho. “Além de ampliar a visão de mundo do aluno e o seu papel na sociedade, valorizamos os estudantes e aumentamos sua auto-estima”, explicou. “Essa banda foi uma referência e com a retomada dos trabalhos vamos voltar ao topo, motivando os alunos e estimulando a arte”, comentou o maestro Eduardo Santos.

O evento contou ainda com a partipação da assessora da SJDHDS, Ana Vilas Boas, e da representante da Secretaria de Educação (SEC), Neia Andrade.