05/04/2018 13:04

Bahia terá três novas unidades da Casa Abrigo da Mulher

Três grandes cidades do interior baiano receberão, ainda em 2018, as primeiras unidades da Casa Abrigo da Mulher fora de Salvador. Feira de Santana, Itabuna e Juazeiro, cidades-polo em suas respectivas regiões, abrigarão as unidades, que são fruto de um investimento de R$ 1,4 milhão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) junto aos municípios. Com uma política de proteção integral às mulheres, o Governo do Estado vai instalar, ainda no primeiro semestre de 2018, as três unidades da Casa Abrigo da Mulher. O espaço acolherá mulheres vítimas de violência e que estão em risco iminente de morte.

O local funcionará como espaço de acolhimento, abrigo e orientação às mulheres que estejam correndo perigo de vida com capacidade para abrigar, cada uma, até 20 mulheres e filhos, que, dentro da política de proteção das unidades, também são abrigados. Com psicólogos, assistentes sociais e profissionais capacitados para o atendimento, as Casas Abrigo da Mulher funcionarão em regime de sigilo, com toda a interlocução sendo feita através de uma inédita Central de Acolhimento e Apoio de Denúncias.

Segundo a superintendente de Assistência Social, da SJDHDS, Leísa Sousa, "as Casas acolherão mulheres de qualquer município da Bahia. Toda a interlocução será feita através de uma inédita Central de Acolhimento, garantindo o total sigilo e toda a proteção necessária para as vitimas".

O Governo do Estado, por meio do cofinanciamento, participará da manutenção dos espaços com as prefeituras, com aportes mensais de R$ 40 mil por unidade. No total, cerca de 10 profissionais treinados e capacitados atuarão no apoio às vítimas, que terão o anonimato e a proteção garantidos. A instalação das unidades é fruto da iniciativa do Governo da Bahia junto com outros membros do Câmara Técnica, que envolve o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e outras secretarias estaduais, como a de Política Para Mulheres, Saúde e Segurança Pública.