Desenvolvimento Social

04/04/2018 14:04

Simões Filho: fanfarra do Colégio Estadual Polivalente recebe instrumentos

“A fanfarra Fanpoly é só alegria. Nossos alunos são protagonistas em todos os sentidos. Estão tão motivados com os novos instrumentos, que participaram da manutenção da escola, pintando as salas e os corredores, produzindo cartazes para deixar o ambiente mais pedagógico e acolhedor. É o poder da música e da arte que transforma a vida dessa juventude”, declarou Josenilda Moitinho, diretora do Colégio Estadual Polivalente de Aratu, em Simões Filho, durante a entrega de 15 instrumentos de sopro para a fanfarra escolar. A entrega foi realizada pelo secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, na tarde desta terça-feira (3).

Carlos Martins, ao lado da representante da Secretaria de Educação (Sec), Néia Andrade, falou do papel da música e dos benefícios que ela proporciona para os jovens e adolescentes em fase escolar. “A ação de reestruturação das fanfarras escolares faz parte do projeto da nossa secretaria, o Neojiba, que incentiva a arte por meio da música, atendendo a mais de 5 mil jovens, em mais de 30 cidades e 11 territórios do estado baiano. Ou seja, assim como os jovens do Neojiba, vocês também podem brilhar, cantar e vencer na vida”, afirmou o titular da SJDHDS, que ainda agradeceu a parceria e incentivo da Sec.

“Meu primeiro emprego foi como instrutor de fanfarra, aqui na escola Polivalente. Neste momento, com os novos instrumentos, só tenho a agradecer e dizer que investir na juventude, é investir num futuro melhor” , comentou Bruno Lima.

O Colégio Polivalente existe há mais de 40 anos, já a Fanpoly, foi fundada em 2015, com a ajuda da Banda Show Integração da Bahia, uma companhia que é ponto de cultura do Governo do Estado, em parceria com o município, para organizar, estruturar e emprestar instrumentos às fanfarras de diversas escolas na localidade. Hoje, Fanpoly conta com cerca de 25 integrantes, entre músicos e bailarinos, participando dos eventos culturais da região, bem como do desfile cívico do 7 de Setembro.

“É alegria que grita alto, que nos motiva a seguir firme, fortes e independentes. Continuaremos a ajudar a fanfarra do Polivalente no que precisar”, disse Jorge Bartolomeu, coordenador da Banda Show Integração da Bahia.

O evento também com a presença do coordenador cultural da unidade, Ary Dalmo, alunos e professores, além do coordenador de Políticas para a Juventude (Cojuve/SJDHDS), Jabes Soares.