Desenvolvimento Social

28/03/2018 16:03

Março Mulher: SJDHDS realiza ações de empoderamento feminino em Fazenda Coutos

As mulheres do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, tiveram uma quarta-feira (28) repleta de programações especiais. Elas aproveitaram um dia inteiro de ações, diálogos, dinâmicas, oficinas e diversas apresentações culturais sobre autonomia e cidadania feminina durante o Março Mulher, no Colégio Municipal de Fazenda Coutos. A iniciativa, desenvolvida pelo Programa Pacto Pela Vida, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro, buscou conscientizar e alertar a população sobre os direitos das mulheres e as consequências da violência doméstica.

"Aproximadamente 90% dos casos que atendemos aqui no bairro são da Lei Maria da Penha. Portanto, nosso público-alvo, hoje, são mulheres assistidas pela patrulha comunitária. Muitas não têm noção do que é o problema e, por isso, é tão importante oferecer serviços de empoderamento", ressaltou a Capitã da BCS de Fazenda Coutos, Lílian Carvalho. A autônoma e moradora Elane Pereira, 40 anos, participou da roda de conversa sobre violência doméstica e protagonismo feminino. Para ela, a experiência foi marcante: "Às vezes, nem a própria pessoa sabe como agir quando sofre violência. Ouvimos o que todos falaram aqui e vamos procurar seguir o que aprendemos", disse.

Durante o evento, foi prestada uma homenagem ao som da fanfarra escolar, Fanmuf, à matriarca Maria da Conceição, conhecida como "Dona Maria Grande", referência na comunidade em prol da luta contra o feminicídio – quando uma mulher é morta apenas por ser mulher. Também foram disponibilizadas mais de 500 fichas de atendimentos para os serviços de emissão de Carteira de Trabalho, CPF, segunda via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito e atendimentos do Procon, além de cadastros no ID Jovem e no Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência. A SJDHDS ainda promoveu a doação de roupas, sapatos e acessórios no bazar solidário "Flore(ser)" para as mulheres da comunidade.

"A BCS de Fazenda Coutos está de parabéns por mobilizar a população do bairro. É fundamental a parceria com a Secretaria de Justiça e o Pacto Pela Vida, para sempre mantermos o diálogo com a comunidade", pontuou o chefe de gabinete da SJDHDS e coordenador do Programa Pacto Pela Vida, Cézar Lisboa, presente na ação.

Também participaram do Março Mulher o coordenador de Políticas para a Juventude (Cojuve) da SJDHDS, Jabes Soares, a coordenadora de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos (CPCDH), Maria Fernanda Cruz, o Major da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Elsimar Leão, e o Coronel Walter Menezes, comandante do Policiamento Regional da Baía de Todos-os-Santos (BTS).

Juventude

Na ocasião, Lisboa aproveitou para ouvir as demandas de representantes comunitários e coletivos juvenis de Fazenda Coutos e conversar sobre as oportunidades disponíveis para a juventude no bairro, como o Programa Corra pro Abraço da SJDHDS. "O Corra, em parceria com a Cipó, oferece cursos de rádio, vídeo, design e fotografia aqui, na comunidade de vocês. A gente precisa ampliar os projetos em Fazenda Coutos e é importante saber o que dá para fazer", comentou. "Aproveitem para mostrar a voz de vocês e dizer que aqui não tem só violência, mas tem música, dança e cultura", frisou Jabes Soares.