21/12/2017 15:12

Senhor do Bonfim: 150 famílias recebem escritura definitiva dos imóveis

O sonho da casa própria tornou-se realidade para 150 famílias de Senhor do Bonfim na tarde desta quarta-feira (20). "Antes, a gente vivia desconfiado, pensando se não ia aparecer um 'tretoso' aí pra tomar nossa casa. E, agora, a gente fica tranquilo e sossegado. É viver a vida mais feliz", comemorou Seu Mateus Gomes da Silva, 62, que esperou mais de 26 anos para conseguir a escritura definitiva do seu imóvel.

A ação é fruto de parceria entre o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal, através do Conselho de Habitação e Urbanização do Estado (Urbis). "Alegria maior é cumprir com o que prometemos e poder proporcionar, a vocês, essa alegria. O governador criou esse Programa e tem sido sucesso graças ao apoio e parceria da Prefeitura", afirmou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, que também preside a Urbis. "Agora, vocês têm um documento com o qual podem dizer: 'Essa casa é minha!'. E não estamos fazendo favor algum; a nossa obrigação é essa!", enfatizou.

Lançado em agosto, o Programa irá entregar, no total, mais de 650 títulos de posse regularizados na cidade, até o primeiro semestre de 2018, nos bairros de Bonfim I, II e III. A etapa seguinte contempla o bairro de Pro Morar - está em fase de conclusão a doação do terreno, onde estão instaladas cerca de 100 famílias, da Prefeitura para a Urbis, para que o Governo efetive a regularização fundiária.

"Meu agradecimento forte, e de toda a cidade, a Carlos Martins, por seu companheirismo, luta e comprometimento, que empenhou sua palavra e cumpriu, de fato, com o compromisso, realizando um sonho que essas pessoas esperaram mais de 20 anos. É a prova de que, na política, existe gente de bem e séria. E vamos continuar trabalhando, juntos, para concluir a entrega de todas as escrituras", destacou o prefeito, Carlos Brasileiro.

O Programa é parte do Plano Estadual de Regularização Fundiária que, desde 2016, já entregou mais de 7 mil títulos de posse em toda a Bahia. Os primeiros da Urbis foram entregues ano passado, em Candeias e, este ano, em Dias D'Ávila e São Sebastião do Passé.

Fortalecimento do SUAS

Em Senhor do Bonfim, o secretário ainda participou do workshop "O Trabalho Infantil: uma problemática que compromete o desenvolvimento infantojuvenil", promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que reuniu representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS).

"É um tema importantíssimo, principalmente no atual cenário, de ataque aos direitos dos trabalhadores e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Depois de 13 anos de avanços nas políticas sociais, a gente vê desmoronar tudo aquilo que tanto lutamos para conquistar e, sem dúvida, as crianças e jovens são diretamente afetados", pontuou Martins. "Essa redução do orçamento do SUAS em mais de 90%, proposta por esse governo ilegítimo, é muito mais que um corte; é um crime contra as pessoas que mais precisam. Então, é fundamental essa mobilização para discutir ações para que, em 2018, a gente possa estar mais forte e unido para enfrentarmos essa situação. E o Governo da Bahia, com suas contas em dia e investindo nas políticas de assistência social, inclusive com aumento em quase 50% do orçamento para cofinanciamento municipal, atesta que é possível", arrematou.