• Sei Bahia

Direitos Humanos

18/12/2017 09:12

SJDHDS entrega instrumentos musicais para fanfarra escolar

Dando continuidade às entregas de instrumentos musicais para as escolas da rede estadual, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, esteve no Centro Estadual de Educação Profissional Luiz Pinto de Carvalho, na tarde deste domingo (17). Trompetes, trombones e trompas são os instrumentos que integram o kit, que foi entregue para a Escola Estadual Luiz Navarro de Brito.

"Estamos investindo na modernização das fanfarras dos colégios estaduais, trabalhando para que os nossos jovens tenham contato com a arte e educação. Através da música eles encontram novas oportunidades, desenvolvem um dom, elevam a autoestima, melhoram o desempenho escolar e intensificam a relação com a escola. Sem dúvida, a arte transforma vidas", disse Martins, durante o evento.

O trabalho da SJDHDS com as fanfarras é realizado através dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), que, no ano de 2015, iniciou o processo de mapeamento das escolas, com identificação de potencialidades, capacitação de instrutores, mestres de fanfarras e músicos. No total, adolescentes de 35 escolas de Salvador e Região Metropolitana serão beneficiados com 660 instrumentos de sopro.

"A música é um meio de transformação e inclusão social. Através da fanfarra escolar muitos adolescentes têm o primeiro contato com a arte. Por isso, é tão importante que eles tenham instrumentos de qualidade e em perfeito estado", explicou Helder Passinho, maestro da NEOJIBA e um dos idealizadores do trabalho.

Para a mestra de fanfarra, Zélia Regina Rocha, que conduz os trabalhos na Escola Luiz Navarro, esses instrumentos realizam sonhos, abrem portas e ampliam horizontes. "Estamos completamente tomados pela felicidade. Ter instrumentos novos significa novas oportunidades, agora poderemos participar de mais apresentações e concursos", disse ela, explicando ainda que a fanfarra tem um papel muito maior do que a educação musical. Ela contribui no aprendizado dentro da sala de aula, na concentração e no desenvolvimento do aluno. "É um instrumento pedagógico de grande importância para a escola", concluiu.