• Sei Bahia

Desenvolvimento Social

06/12/2017 20:12

Caravana da Justiça Social presta serviços gratuitos em Barra da Estiva

Nesta quarta-feira (06), a Caravana da Justiça Social, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), chegou a sua 16ª edição na cidade de Barra da Estiva, com prestação de serviços gratuitos à população.

"A Caravana é uma das nossas principais ações, justamente por conta do seu alcance. Estamos rodando a Bahia com esse mutirão social, que atende aqueles que mais precisam, promovendo mais cidadania e assegurando o acesso da população a ações e serviços fundamentais, com respeito e cidadania, promovendo mais qualidade de vida", destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que acompanhou todas as atividades, acompanhado do prefeito João Machado Ribeiro (o João de Didi).

O mutirão de serviços gratuitos inclui atendimentos de saúde, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimento ao Consumidor com o Procon, emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento), Passe Livre para pessoas com deficiência e a Identidade Jovem (ID - Jovem), que assegura gratuidade no transporte interestadual e meia entrada em eventos esportivos e culturais para jovens de 15 a 29 anos, inscritos no CadÚnico e integrantes de famílias com renda de até dois salários mínimos. Também são prestados atendimentos do Programa Bolsa Família e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS).

Como acontece durante as Caravanas, a Coordenação de Juventude da SJDHDS promoveu o Diálogos com a Juventude; um bate-papo com estudantes sobre empoderamento e protagonismo juvenil. A Caravana ainda contou com capacitações para profissionais da Rede de Proteção à Criança e Adolescente e orientações para os gestores municipais que atuam com Portadores de Deficiência. Atividades culturais e recreação infantil completaram a programação.

"É fundamental trazer, para o cidadão, a presença do Estado de forma simples, objetiva e gratuita. Isso funciona também como fator de prevenção ao garantir, por exemplo, aos portadores de deficiência, o direito à mobilidade; ao mostrar, aos jovens, que eles são capazes de alcançar seus objetivos; ao assegurar que as pessoas que mais precisam tenham acesso aos benefícios sociais", pontuou Martins. "Inclusive, no ano que vem, nós vamos aumentar em 14% o cofinanciamento para os municípios investirem em políticas de Assistência Social. Então, podem ter certeza de ter, no Governo do Estado, um parceiro para a cidade", arrematou.

Mais cidadania

Este ano, a Caravana da Justiça Social já passou por Nova Viçosa, Maracás, São Sebastião do Passé, Dias d'Ávila, Catu, Candeias, Jussari, Prado, Senhor do Bonfim, Entre Rios, Teixeira de Freitas, Banzaê, Varzedo e Salvador (nos bairros de Valéria e Liberdade). No ano passado, foram realizadas 10 Caravanas, em nove Territórios de Identidade e mais de 3 mil quilômetros percorridos, beneficiando mais de 16 mil pessoas em todo o Estado.