• Banner do Neojiba
  • Sei Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Campanha Respeita As Mina
  • PAA  Leite - Cadastramento
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Assistência Social

05/12/2017 15:12

Secretaria participa de encontro com entidades religiosas de Feira de Santana

Dialogar e estreitar laços com entidades católicas e profissionais de assistência social e direitos humanos de Feira de Santana, foi o objetivo do encontro, ocorrido na manhã desta terça-feira (05), no Auditório Pe. Avelino Lopez Brugos, entre o titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins e o arcebispo de Feira, Dom Zanoni Demettino.

“A igreja desenvolve um importante papel social, é uma parceira da luta em prol dos direitos humanos. Estamos aqui para alinhar e estreitar a relação da secretaria e da arquidiocese, identificando políticas públicas, de responsabilidade do Estado, que atendam as necessidades da população de Feira. A nossa intenção é caminharmos juntos para beneficiar as pessoas que mais precisam”, disse o secretário Carlos Martins.

Presentes no encontro, representantes de entidades religiosas apresentaram o trabalho que realizam na região e em diferentes áreas dos direitos humanos, desde o acolhimento de crianças e suas famílias, pessoas em situação de rua, idosos, mulheres em situação de risco, dependentes químicos e internos, até a realização de oficinas culturais e profissionalizantes, bazares, distribuição de refeições e objetos de higiene pessoal à população em situação de vulnerabilidade social.

“A presença religiosa nas obras sociais é significativa. Somos mais de 30 comunidades que se sentem responsáveis pelos mais necessitados. O diálogo com o Governo é importante para fortalecermos os projetos e definirmos orçamentos, além de mostrarmos que temos muito a oferecer”, destacou o arcebispo.

Outro ponto abordado foram as regras do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), novo regime jurídico de parcerias entre administração pública e as organizações da sociedade civil, que extinguiu a lógica dos convênios e prioriza a parceria via edital. Além disso, o secretário também apresentou o Programa Corra pro Abraço, executado pela SJDHDS, que visa o cuidado e a redução de danos com pessoas dependentes de substâncias psicoativas. Martins falou ainda sobre ações previstas para 2018, incluindo a entrega de equipamentos do Programa Vida Melhor, a inauguração da Casa Abrigo da Mulher e da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Juiz Melo e um núcleo do Neojiba.

Também presentes na reunião estavam o coordenador executivo da SJDHDS, Yulo Oiticica, representantes de entidades religiosas, movimentos sociais e dos Conselhos Tutelares do município. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.