• 11ConferenciaAssistenciaSocial

09/11/2017 17:11

Delegados da Conferência da SAS participam de Eixos temáticos

O segundo dia da 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Conselho Estadual da Assistência Social e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), foi dedicado à discussão dos eixos temáticos. O evento, que está sendo realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, acontece até essa sexta (10).

“Esse segundo dia é muito importante para a conferência porque se discute, de fato, as ações, projetos e políticas públicas voltadas para assistência social”, disse a superintendente da Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa.

Para o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado da Bahia- Coegemas/BA, Jailton Fernandes, o evento é um passo fundamental para consolidação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Estado. “Estamos conseguindo chegar a um denominador comum nas propostas para um SUAS mais consolidado”, afirmou.

Durante todo o dia, os participantes se dividiram em quatro grupos com eixos temáticos diferentes e apontaram as prioridades municipais e estaduais. Os temas escolhidos para os debates foram: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”; “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”; “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais” e “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e co-responsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Amanhã, no último dia do evento, os delegados participarão de uma plenária final. Também serão eleitos os delegados da Bahia para Conferência Nacional, que acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília.