• Sei Bahia

04/10/2017 13:10

Secretário Carlos Martins recebe prefeitos e discute ações de parceria

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, recebeu, nesta quarta-feira, prefeitos de três cidades baianas para discutir ações e projetos em parceria dos municípios com a SJDHDS. Manoel Almeida, o Manoelzinho da Madeira, de Nova Viçosa; de Varzedo, Ariecilio Bahia; e de Retirolândia, Alivanaldo Martins, o Vonte do Merim. Entre os temas discutidos: ações de assistência social e na área de segurança alimentar, como o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite e PAA Alimentos.

Prefeito de Nova Viçosa discute detalhes para Caravana na cidade

A primeira reunião do dia foi com o prefeito da cidade de Nova Viçosa, Manoel Almeida, o Manoelzinho da Madeira. Acompanhados do coordenador executivo da SJDHDS, Yulo Oiticica, secretário e prefeito debateram os últimos detalhes para a Caravana da Justiça Social, que será realizada no próximo dia 18 de outubro na cidade.

“A Caravana tem o peso de atender não só a cidade, mas a população de toda região com serviços sociais e ações de cidade. Sabemos a dificuldade de ter que sair de sua cidade para tirar um documento, ou ir até a Embasa, Coelba, e até mesmo serviços municipais com os dos CRAS e Creas. Então temos todos esses serviços à disposição do povo de Nova Viçosa no próximo dia 18”, destacou Martins.

A presença da Caravana na cidade de pouco mais de 44 mil habitantes aponta a preocupação do Governo do Estado, através da SJDHDS, de levar à diversas cidades baianas suas ações, se aproximando ainda mais da população. Na mesma semana, no dia 20, a Caravana da Justiça Social será realizada em Teixeira de Fretas, uma das cidades polo da região, que tem mais de 160 mil habitantes. O prefeito Manoel de Almeida ainda solicitou junto ao secretário a possibilidade da adesão da cidade ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Leite). Martins indicou o início das tratativas para analisar a situação da cidade junto ao programa.

Segurança alimentar e assistência social são temas de reunião entre secretário e prefeito de Varzedo

Ainda nesta quarta-feira, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, recebeu o prefeito de Varzedo, Ariecilio Bahia. O gestor da cidade de pouco menos de 10 mil habitantes, trouxe ao secretário demandas em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, tanto na versão leite, quanto alimentos. O gestor trouxe para o encontro, que contou ainda com a presença da superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé, a preocupação em relação ao atendimento do PAA leite na cidade. De acordo com a superintendente, representantes de um laticínio de Feira de Santana, que poderia atender a Varzedo, serão convidados a dialogar na secretaria para avaliação de uma possível contratação.

O prefeito ainda solicitou junto ao secretário apoios em relação a estruturação física e de material do CRAS da cidade. Martins indicou uma reunião com a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Souza, para avaliar a situação do município.

Prefeito de Retirolândia discute ações de parceria com a SJDHDS

Ainda durante a manhã de reuniões, o secretário Carlos Martins recebeu o prefeito de Retirolândia, Alivanaldo Martins, o Vonte do Merim. Acompanhado do deputado estadual Alex da Piatã, o prefeito trouxe demandas em relação ao projeto de apoio a fanfarras municipais. Martins detalhou as ações do projeto realizado em 2017 e solicitou que o desejo da estruturação da fanfarra de Retirolândia seja feito de forma oficial, através de ofício, assim como já tem sido feito por outras cidades do interior, no sentido de levar o pleito ao governador Rui Costa, para continuação do projeto em 2018. Vonte do Merim ainda discutiu ações de segurança alimentar e assistência social e a possibilidade de parcerias entre a SJDHDS e a prefeitura.