12/09/2017 10:09

Capacita SUAS abre novas inscrições até dia 18

De 25 a 29 de setembro, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), promove, em Feira de Santana, o curso de Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A formação faz parte da 2ª etapa do CapacitaSUAS – Programa de Educação Permanente, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), que, desde agosto, realiza ações de capacitação continuada e qualificação dos profissionais do SUAS para otimizar os serviços e benefícios socioassistenciais na Bahia.

As inscrições seguem até o dia 18 de setembro através do e-mail inscricaocapacitasuas@gmail.com. Além da ficha anexada (baixe a ficha aqui) e devidamente preenchida, os trabalhadores do SUAS, indicados por cada município, precisam enviar cópias do RG e CPF, cartão bancário, comprovante de residência, captura da tela do CadSUAS com cadastro do cursista no sistema e termo de compromisso devidamente assinado pelo secretário municipal de Assistência Social.

“Nosso objetivo principal é fortalecer a gestão do SUAS, especialmente neste momento de crise política e econômica, quando a população carente é quem mais sente os efeitos do que está acontecendo. Precisamos reforçar as ações e serviços de assistência social para garantir mais dignidade a quem mais precisa”, ressaltou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

A 2ª etapa do Capacita SUAS tem como polo a cidade de Feira de Santana e contempla os territórios de Sisal, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte da Diamantina, Portal do Sertão, Vale do Jequiriça, Chapada Diamantina e Bacia do Jacuípe. Este é o terceiro curso oferecido pelo programa, que já apresentou os temas “Introdução ao Exercício do Controle Social do SUAS” e “Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social” em turmas anteriores.

O próximo município a receber o Capacita SUAS será Vitória da Conquista. A expectativa é qualificar, até o fim do ano, mais de 4,2 mil profissionais da Rede SUAS.

Conferências municipais

Em agosto, a Superintendência de Assistência Social da SJDHDS promoveu Conferências Municipais de Assistência Social pela Bahia, em preparação para a Conferência Estadual, prevista para ocorrer em outubro, em Salvador, com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS”. As conferências tinham como objetivo planejar e articular ações de efetivação das políticas públicas de assistência social nos municípios baianos.