Direitos Humanos

04/09/2017 17:09

Semente de Ciência certifica 280 jovens do Subúrbio de Salvador

Fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) para formação profissional, o Projeto Semente de Ciência certificou, na tarde desta segunda-feira (04), 280 jovens do Subúrbio de Salvador em cursos de Elétrica, Auxiliar Administrativo, Help Desk e Construção Civil. Cerimônia também contou com aula inaugural das novas turmas, com início a partir de amanhã (05).

"Eu aprendi muita coisa; entrei totalmente leigo e saí totalmente capaz de executar qualquer projeto elétrico", afirmou Leonardo Santos, de 19 anos, que já havia feito o curso de Help Desk e, após a certificação, conseguiu um emprego com suporte técnico. Já Gildália Ferreira, 22, concluiu os cursos de Elétrica e Construção Civil. "Não vemos muitas mulheres na construção civil, então, com essa certificação, é muito bom e nos dá um diferencial", opinou. "Prova que sempre somos capazes de aprender algo novo", arrematou.

Gratuitos e com duração de cinco meses, os cursos são direcionados a jovens de 16 a 24 anos, comprovadamente carentes. Além da formação técnica e básica, os alunos recebem fardamento, lanche, material didático e o certificado de conclusão. Os jovens ainda participam de uma seleção interna para encaminhamento ao mercado de trabalho.

"Se hoje estou aqui, como secretário de Estado, é por conta da educação. Mas isso precisa estar aliado à motivação e vontade de vencer desafios. E vocês estão nesse caminho", afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que ministrou a aula inaugural. "Só tem sentido ser secretário se estivermos olhando para aqueles que mais precisam. Esses cursos diferem vocês pela oportunidade. E vocês podem ser a grande diferença da nossa sociedade. Acreditem em cada um de vocês! Disciplina, seriedade, esforço e força de vontade; tenho certeza de que vocês sabem fazer isso",  enfatizou.

O Projeto

Nos últimos quatro anos, o Semente de Ciência atendeu, diretamente, mais de 6 mil jovens - outros 19 mil foram indiretamente beneficiados. O Projeto também atendeu mais de 4,8 mil crianças e adolescentes com ações itinerantes, em Salvador e interior do Estado, como a instalação do Trailer de Ciência e a realização de visitas ao Centro de Difusão da Ciência, em Plataforma. Também são promovidas atividades artísticas, esportivas e de lazer.

"Agradeço o apoio e toda parceria da Secretaria de Justiça, sem a qual esse Projeto, que dá a oportunidade de um percurso humano e profissional aos jovens carentes, não seria possível", afirmou o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pericelli. "A Secretaria de Justiça, assim como a atuação do nosso secretário, aposta na esperança e na luta política para mudar o Brasil",  pontuou o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Emiliano José.

O Semente de Ciência é parte do Programa Jovens Baianos (PJB), da SJDHDS, cujo objetivo é promover o protagonismo juvenil com ações integradas, visando o fortalecimento dos laços familiares, o desenvolvimento comunitário, o acesso e permanência na escola, e a formação profissional. Os projetos do PJB são direcionados aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), priorizando jovens com famílias de renda per capita até meio salário mínimo e que estejam matriculados em escolas públicas.