29/08/2017 13:08

São Sebastião do Passé realiza Conferência de Assistência Social

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e estratégias de seu fortalecimento foram temas debatidos na abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social de São Sebastião do Passé, realizada nesta terça-feira (29), numa parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

O evento contou com a presença do titular da SJDHDS, Carlos Martins, que repetindo o que tem feito nas conferências que tem participado, ressaltou a importância de mobilizações em defesa das garantias do SUAS."O tema dessa conferência é Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS justamente porque precisamos lutar, seja nas conferências, nas ruas, em Brasília, para que não exista perda de direitos. É fundamental que conferências como essas digam que é fundamental fortalecer o SUAS. E destacar ainda que não existe assistência social sem vocês, trabalhadores da Assistência Social, por isso deixo aqui minha saudação especial a vocês trabalhadoras e trabalhadores desse sistema", destacou o secretário Carlos Martins.

O evento reuniu técnicos e conselheiros de assistência social do município, representantes do CRAS, CREAS e sociedade civil. "Temos aqui a oportunidade de discutir projetos e ideias para ações futuras na área da assistência social", apontou o prefeito Breno Konrad.

Capacitações e apoio técnico

As Conferências Municipais de Assistência Social estão sendo realizadas desde maio, como parte das etapas preparatórias para a Conferência Estadual, marcada para outubro. Os municípios têm até o dia 31 deste mês para convocar seus respectivos eventos. Além do suporte para os encontros municipais, a SJDHDS promove atividades de apoio técnico, seminários, assessoramento e capacitações, ao longo do ano, em todo o Estado. O objetivo é garantir a qualificação dos serviços, programas e projetos socioassistenciais.

"Os conselhos municipais de assistência social precisam ser fortalecidos. O Governo do Estado tem dado todo apoio, inclusive com o cofinanciamento, que já chega aos R$ 11 milhões distribuídos aos municípios para fortalecer a ação social", reafirmou o secretário da SJDHDS. A Secretaria também coordena a Comissão Intergestora Bipartite - CIB, que é responsável pela pactuação e consolidação das ações integradas dentro do SUAS.