• Sei Bahia

Direitos Humanos

08/08/2017 10:08

BNDES e Governo do Estado da Bahia restauram Parque do Queimado, futura sede do NEOJIBA

O Governo do Estado da Bahia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irão investir na reforma e revitalização de quatro edifícios históricos localizados no Parque do Queimado, bairro da Liberdade, em Salvador (BA). No local, vai funcionar a futura sede do Programa NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.

O BNDES apoiará com R$ 8,3 milhões e, o Governo do Estado, com R$ 4 milhões para a conclusão do restauro deste importante Patrimônio Histórico da Bahia. Estes investimentos correspondem a 79% do projeto inscrito e aprovado na Lei Rouanet, que prevê ainda atividades educativas e de difusão. O Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), responsável pela gestão do programa NEOJIBA, está em processo de captação de recursos para viabilizar a realização do projeto na íntegra.

A revitalização do Parque do Queimado é uma ação que fortalece e expande o NEOJIBA, programa vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que promove a integração e o desenvolvimento social por meio da música e que apresenta resultados positivos desde a sua criação, em 2007. A revitalização dos bairros da Caixa D´água e Liberdade, atualmente degradados e com altos índices de violência, é também um dos aspectos relevantes do projeto.

Na tarde desta terça-feira (08), o gerente do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do BNDES, Marcelo Goldenstein, reuniu-se com o secretário SJDHDS, Carlos Martins, e o maestro do NEOJIBA, Ricardo Castro, para definir o cronograma de desembolso dos repasses. A previsão é que as obras comecem em setembro.

Isso aqui não é um patrocínio; é um projeto”, afirmou Marcelo Goldenstein. “O Governo tem um carinho especial pelo NEOJIBA e a nossa intenção é assegurar a sua continuidade, especialmente por conta do reflexo direto na vida de crianças e jovens, que têm oportunidade de uma formação cultural e cidadã. Além de que a revitalização do Parque do Queimado representa desenvolvimento para uma região carente de Salvador e mais dignidade para a comunidade”, destacou Carlos Martins.

Patrimônio

Embora existam, no país, inúmeros programas de ensino de música a crianças e jovens em situação de risco, o NEOJIBA se destaca por formar redes de ensino e elevar a capacitação ao nível de excelência, permitindo a alguns de seus egressos o acesso a orquestras sinfônicas profissionais.

O projeto de revitalização do Parque do Queimado vai proporcionar a geração de empregos qualificados, a redução das desigualdades regionais, além de promover a visão do patrimônio cultural brasileiro como vetor de desenvolvimento e induzir novos modelos de sustentabilidade.

Benefícios

O IASPM é uma associação civil sem fins lucrativos, pioneira na Bahia na promoção da integração social através da prática orquestral e coral infanto-juvenil. Desde 2010, o IASPM é responsável pela gestão do NEOJIBA. O programa oferece capacitação e cria espaço para a inserção de jovens que desejam seguir a carreira musical.

Com a construção da nova sede, serão abertas 120 novas vagas e, considerando as atividades na comunidade do entorno do empreendimento, o impacto indireto atingirá mais de 1050 pessoas. O objetivo central do projeto é a restauração e ressignificação do uso dos quatro edifícios históricos que compõem o conjunto do Parque do Queimado.

O projeto de arquitetura, aprovado pelo IPHAN, prevê a construção de uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros; um edifício com salas de ensaio de 180m² e 300m² e banheiros; e outra construção com 15 salas de ensaio, munida de isolamento térmico e acústico e depósitos para instrumentos.

Fonte: Ascom/Neojiba