• Banner do Neojiba
  • Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia
  • marca do passe livre
  • Dia das Crianças - Secretaria lança campanha Bote Fé no Futuro
  • .
  • .
  • Campanha Respeita As Mina
  • Diário Oficial
  • Transparência Bahia
  • Compras Net

Assistência Social

14/06/2017 12:06

Porto Seguro: Encontro Nacional propõe o fortalecimento das políticas públicas de assistência social

Com o tema “O Plano Decenal de Assistência Social: Compromisso com a Defesa dos Direitos e com a Efetivação do SUAS”, o XIX Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) acontece de 19 a 21 de junho, em Porto Seguro, extremo sul do Estado. A expectativa é de reunir 3 mil operadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de todo o país. 

Fórum máximo de deliberação sobre as políticas de assistência social, o Encontro também funciona como um espaço de discussão e formação continuada para gestores, técnicos e conselheiros. “Essa discussão é essencial para o fortalecimento das políticas de assistência social, principalmente para a Bahia, que é o estado com maior indicador de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que lidera o ranking do trabalho infantil na região Nordeste. Ou seja, precisamos fortalecer esse trabalho e assegurar que toda a população tenha, de fato, acesso aos seus direitos básicos e fundamentais”, destacou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins. 

Tema do XIX Encontro, o Plano Decenal foi aprovado em 2016 tendo, como desafio, assegurar os direitos já conquistados através do SUAS, dialogando com o contexto sociopolítico nacional e com o compromisso de consolidar o Sistema Único de Assistência Social até 2026. Associação Civil sem fins lucrativos, o Congemas se reúne anualmente.

Pacto estadual

Além da ampla divulgação do Encontro junto às prefeituras baianas, com ações de sensibilização e orientação, a SJDHDS promove atividades de apoio técnico, seminários e capacitações ao longo do ano para assessorar os municípios e garantir a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em todo o Estado. A Secretaria também coordena a Comissão Intergestora Bipartite - CIB, que é responsável pela pactuação e consolidação das ações integradas dentro do SUAS. “Asseguramos uma gestão transparente e participativa, com representação de todas as cidades e foco principal em valorizar o serviço social e fortalecer o SUAS para atender a população e garantir mais cidadania”, enfatizou Carlos Martins.

A Bahia, inclusive, foi um dos estados mais atuantes na constituição e consolidação do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social; apoiou (técnica e financeiramente) a realização do Encontro Regional do Congemas em 2013, em Ilhéus; e está apoiando o Encontro Nacional. “A  Bahia vem se destacando, no cenário nacional,  como um dos entes federados que tem feito contribuições significativas em prol da defesa do SUAS e, portanto, de sustentação de um sistema de Proteção Social mais justo e digno”, pontuou a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.