• Prêmio de boias práticas 2017
  • Prorrogação Inscrições Festival Educadora

19/05/2017 12:05

Secretaria de Justiça leva Caravana Social a Candeias

Dona Marlene de Jesus estava comemorando a Certidão de Nascimento tirada para a filha, de 28 anos, que vai se casar. "Serviço ótimo, ainda pertinho de casa, facilita demais nossa vida". Alegria partilhada também pelos estudantes Rogério Pinto, 16, que estava renovando o RG para prestar vestibular, e Robert Santos, 17, que emitiu sua Carteira de Trabalho. "Esse tipo de ação é muito importante, porque dá oportunidade, às pessoas que não tem condições, de fazer os documentos gratuitamente", destacou Robert.

É a Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), durante todo o dia, nesta sexta-feira (19), em Candeias, no Colégio Estadual Polivalente (Malemba).

Além da emissão de documentação civil básica, a Caravana oferece assistência jurídica, atendimento ao consumidor, orientações para emissão do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência, cadastramento dos jovens no Programa ID Jovem (que garante gratuidade no transporte intermunicipal e meia-entrada em eventos esportivos e culturais), serviços de saúde, investigação de paternidade, atendimento do Bolsa Família e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS), ações de sensibilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, palestras educativas, distribuição de material informativo, oficinas, apresentações culturais e atividades recreativas.

"Essa Caravana é fundamental para garantir mais dignidade, a valorização dos direitos humanos e a promoção da cidadania", afirmou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que aproveitou a oportunidade para participar de um encontro com os estudantes, promovido pela Coordenação de Juventude da Secretaria. "Não existe futuro sem educação e qualificação. E isso é, também, pauta indispensável da nossa secretaria; o empoderamento e o protagonismo juvenil", enfatizou.

Além das superintendências de Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar, Pessoas com Deficiência e Proteção ao Consumidor (Procon), da SJDHDD, a Caravana reúne os serviços das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e do Trabalho (Setre), Ministério Público, Defensoria Pública da União, Tribunal de Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Centro de Defesa da Criança e Adolescente da Bahia (Cedeca), Embasa e Universidade do Estado (Uneb).

"Queria parabenizar a Secretaria de Justiça com essa Caravana que, além da prestação gratuita de serviços indispensáveis, promove debates, permitindo que as pessoas apresentem suas demandas e sejam ouvidas. Porque cidadania é isso; é fazer a luta coletiva para transformar as coisas", pontuou a secretária da Setre, Olívia Santana.

Candeias é a segunda cidade a receber a Caravana da Justiça Social que, este ano, já passou por Prado. A próxima parada é Senhor do Bonfim. "Queremos circular por todos os Territórios de Identidade do Estado. Desenvolvimento se faz integrado e em parceria com a população", arrematou Carlos Martins.

Visita ao CPM Candeias

Na manhã desta sexta-feira (19), o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, visitou o Colégio da Polícia Militar (CPM) de Candeias, onde participou de uma cerimônia com diretores, professores e alunos do Ensino Médio, e também secretários municipais, para conhecer detalhes sobre o funcionamento do CPM, sua estrutura física e proposta pedagógica.

"Educação e disciplina são fundamentais; são o caminho para o sucesso pessoal e profissional. Basta vocês quererem, que irão vencer e servir de exemplo para as famílias de vocês", destacou Carlos Martins.